Soluções de Mobilidade

Comunidade Global COVID-19    


COMUNIDADE GLOBAL - GESTÃO COVID-19

Durante este período de Pandemia esta aplicação será totalmente GRATUITA e no nosso entender irá de forma decisiva ajudar os Municípios e as Juntas de Freguesia na gestão dos vários recursos envolvidos. Irá não só facilitar a gestão dos voluntários afetos às várias situações que estão a decorrer no terreno, mas também a localização e comunicação bidirecional entre Município / Freguesia / Comércio / Produção e a população. O nosso objetivo último consiste em facilitar os processos de entrega de mercearia, medicamentos, máscaras, alimentação, etc. aos Cidadãos que estão isoladas e impedidas de sair das suas casas.

A solução que desenvolvemos combina numa única solução uma plataforma SIG (niuGIS) com uma plataforma mobile (Comunidade Global) capaz cumprir com os seguintes 2 grandes objetivos:

  • Com recurso a um simples telemóvel (via aplicação mobile), em qualquer altura, em qualquer lugar, permitir à população o registo e comunicação bidirecional da evolução dos pedidos de ajuda / apoio efetuados por pessoas que por múltiplas razões estão isolada / confinadas / impedidas de sair do seu domicílio;
  • Ser capaz de auxiliar os Municípios / Juntas de Freguesia / Outras Entidades a geolocalizar e melhor gerir os recursos / voluntários / materiais que estão a dar resposta / satisfazer os pedidos efetuados pela população.




Gestão Integrada da Interação    


BENEFÍCIOS PARA MUNICÍPIOS / FREGUESIAS - GESTÃO COVID-19

Atendendo ao período que vivemos há muitos cidadãos isolados que precisam de apoio regular. Para dar resposta a situação e tendo em conta a habitual limitação de recursos, desenvolvemos uma solução que irá facilitar a gestão sistemática e racionalizada dos recursos existentes por forma a dar resposta às múltiplas e dispersas necessidades solicitadas.

Os Municípios e as Juntas de Freguesia exercem aqui um papel importantíssimo no apoio humanitário que tem de ser dado à população no aviar de receitas, no abastecimento de bens alimentares, ou apenas na sinalização de casos de isolamento. Mas não só! Também exercem um papel importante na geolocalização de casos de infeção pelo COVID-19, após a devida validação pela Autoridade de Saúde de Âmbito Local.

É pois neste enquadramento que surge o nosso contributo ao disponibilizar de forma GRATUITA a todos os Municípios, e em especial a todas as Juntas de Freguesia de Portugal, a solução Gestão COVID-19 que irá proporcionar os seguintes benefícios ao permitir:

  1.  Georreferenciar Cidadãos que precisem de apoio regular, não urgente, das autoridades, nomeadamente:
    • Aviamento de receitas nas farmácias;
    • Abastecimento de bens alimentares ou refeições;
    • Prestação de cuidados de higiene e visitas regulares;
    • Identificação de casos de isolamento;
  2.  Comunicação sistemática com a sua comunidade, permitindo uma interação imediata e rastreável;
  3.  Gerir a interação regular com os fregueses sinalizados, agendando visitas e levando os bens solicitados;
  4.  Manter um registo de visitas, o qual permitirá, em qualquer momento:
    • Identificar onde estão quaisquer pedidos por satisfazer;
    • Planear a logística das entregas aos fregueses;
    • Otimizar os percursos de visitas por parte dos técnicos do Município / Juntas de Freguesia;
    • Minimizar as situações de ausência de visitas a fregueses isolados;
    • Identificar onde, e quando, os técnicos da JF que estiveram em contacto com algum possível caso de infeção;
  5.  Inquirir diretamente os fregueses, de forma massificada, relativamente a qualquer assunto pertinente;
  6.  Apresentar cartogramas, gerados automaticamente, sobre os esforços que estão a ser desenvolvidos na gestão desta crise pandémica;
  7.  Geolocalizar os casos de infeção COVID-19 validados pela Autoridade de Saúde de âmbito local.


A aplicação é única, mas em backoffice, mediante uma parametrização de privilégios de acesso é possível atribuir módulos específicos para uso exclusivo dos funcionários dos Municípios / Juntas de Freguesia e outros abertos para o público em geral.

De forma fácil e intuitiva pode ser instalada por qualquer pessoa a partir das lojas da Google ou da Apple, sem qualquer custo para o Cidadão!



niuGIS    


GESTÃO COVID-19 - DETALHE DA COMPONENTE SIG

A solução incorpora a nossa Plataforma SIG (niuGIS) que faz a gestão integrada de toda a informação associada às várias ações de mitigação que estão a decorrer no terreno, entre elas: os contactos e geolocalização das entidades públicas e privadas e de todos os recursos humanos envolvidos.


Gestão de Recursos Humanos (voluntários)

Os recursos humanos envolvidos (colaboradores do Município / Junta de Freguesia, voluntários e alguns candidatos) são nesta fase escassos e como tal precisam de ser geridos de forma racional e eficaz para obter melhores resultados na satisfação das necessidades da população confinada ao seu domicílio por força do combate à pandemia.

Assim sendo e tirando partido das novas tecnologias, o que estamos a entregar é uma solução tecnológica capaz de gerir / racionalizar / facilitar a sequência das atividades / tarefas desenvolvidas pelos recursos humanos disponíveis no terreno.

A solução incorpora um motor que regista o histórico de evolução dos trabalhos / ações realizadas pelos recursos humanos (independente do tipo de voluntariado) para dar resposta a um pedido formulado pelo Cidadão na aplicação móvel. É possível geolocalizar os recursos, bem como registar a data de início / fim e respetiva descrição das tarefas / atividades realizadas.


Gestão Simplificada de Materiais

Esta funcionalidade permite não só uma gestão simplificada de stock de materiais, mas também manter o registo do histórico de compras / doações. Nesta fase inicial contempla as seguintes 4 tipologias: Alimentar, Equipamento de Proteção Individual, Higiene / Limpeza e Outros (podem ser adicionados mais).

O intuito da funcionalidade é ser uma ferramenta de gestão simplificada do stock de materiais que permita online, ao Município / Junta de Freguesia, avaliar a capacidade de resposta aos pedidos que lhe surgem diariamente. A informação disponibilizada engloba o total de gastos monetários e a contagem de stock.

Para cada material é possível registar a entrada e saída de quantidades (fluxo), bem como registar a que entidade foi doado esse material.


Gestão da Interação com a População

No que se refere ao Cidadão e com recurso à aplicação Comunidade Global o sistema consegue registar a informação generalizada, contactos, localização e geolocalização de vários tipos de cidadãos entre eles: Casos Sinalizados / Isolados, Subscritores da aplicação móvel e Viajantes em vigilância.

Se o cidadão for um caso sinalizado / isolado é possível, não só indicar as instituições pelas quais está sinalizado (Junta de Freguesia, Comissão Social de Freguesia, Centro Social e/ou Paroquial, Grupo Sócio-Caritativo, etc), mas também manter o histórico das entregas de bens alimentares, ou outros, indicar o agregado familiar da pessoa sinalizada, etc.


Gestão da Interação com o Comércio Local

Permite aos lojistas o registo do seu estabelecimento na aplicação móvel e assim o acesso a uma “pequena montra” que pode ser consultada pela população aquando do uso da aplicação móvel para compra de bem essenciais. Os comerciantes que façam o seu registo pela aplicação comunicam à população não só que estão abertos e quais os condicionalismos de pagamento / entrega, mas também geolocalizam o seu estabelecimento e por isso ficam visíveis no módulo “Mapa” da aplicação móvel.


Gestão de Pedidos de Entrega de Medicamentos e Mercearia

Na aplicação móvel (veja mais detalhes em baixo), o subscritor pode fazer pedidos de medicamentos, compra de mercearia e outros tipos de pedidos.

No que se refere aos medicamentos, os pedidos provenientes dos cidadãos em geral passam apenas pelos estados “Recebido" pelo Município / Junta de Freguesia e “Enviado para a Farmácia”. Sendo que fica à responsabilidade do cidadão a obtenção da receita médica. Para os casos sinalizados / isolados é concedido um acesso reservado ao técnico da Junta de Freguesia para tratamento diferenciado destas situações.

No caso das mercearias o procedimento é semelhante, mas contém apenas dois estados: "Recebido" pelo Município / Junta de Freguesia e "Encaminhado".


Ecrã com Módulos da App COVID-19    


Vejamos em detalhe os vários módulos que compõem a aplicação:


MÓDULOS DE ACESSO PÚBLICO


 1 - Mercearia   1. MÓDULO MERCEARIA

O Cidadão regista o seu pedido de entrega de mercearia, inserindo alguns elementos essenciais para desencadear o pedido: nome, contacto telefónico, morada e um pequeno descritivo com as suas necessidades. O registo do pedido é automaticamente geolocalizado e o Cidadão notificado sobre o estado de evolução do pedido.


 2 - Farmácia   2. MÓDULO FARMÁCIA

O Cidadão regista o seu pedido de entrega de medicamentos, inserindo alguns elementos essenciais para desencadear o pedido: nome, contacto telefónico, morada e o detalhe / prescrição dos medicamentos pretendidos. O registo do pedido é automaticamente geolocalizado e o Cidadão notificado sobre o estado de evolução do pedido.


 3 - Ajudem-me!   3. MÓDULO AJUDEM-ME!

Com recurso a este Módulo o Cidadão já pode de forma fácil e intuitiva pedir ajuda ou até informar as autoridades locais para situações familiares / individuais de pessoas que carecem de apoio social (apoio alimentar, apoio à vitima, etc).


 4 - Eu Ajudo!   4. MÓDULO EU AJUDO!

O intuito deste Módulo é recolher / registar todas as manifestações de pessoas / entidades que estejam disponíveis para ajudar no combate à situação vivida pela população local. Os lojistas / pessoas podem por esta via demonstrar a sua disponibilidade para apoiarem / ajudarem a população.

 4.1 - Lojas   4.1 SUBMÓDULO LOJISTA

O lojista (Mercearia, Talho, Restauração, Padaria, Pastelaria, etc.) pode por esta via dar a conhecer não só a sua disponibilidade de entrega ao domicilio, mas também a sua oferta e todos os detalhes relacionados com o seu estabelecimento comercial: Nome, morada, endereço web e e-mail, contacto telefónico, descrição resumida dos artigos vendidos, bem como coordenadas de localização.


 4.2 - Voluntário   4.2 SUBMÓDULO VOLUNTÁRIO

Com recurso a este Módulo o Cidadão já pode de forma fácil e intuitiva demonstrar o seu interesse e disponibilidade para ser voluntário e contribuir para a resposta às situações locais que carecem de múltiplas e diversificadas tipologias de apoio social (alimentar, ao domicilio, à vitima, etc.).



 5- Notícias   5. MÓDULO NOTÍCIAS

O Município / Junta de Freguesia divulga notícias, alertas, comunicados públicos, destaques sobre a evolução da situação e dos acontecimentos locais. O cidadão recebe notificações sempre que é lançada uma novidade, consulta o seu conteúdo e poderá reagir em conformidade.


 6 - Agenda   6. MÓDULO AGENDA

O Município / Junta de Freguesia publica o seu calendário de eventos / atividades programadas. O cidadão terá disponível no seu telemóvel esse calendário, podendo ser avisado previamente por via de notificações relativamente a datas limite de inscrição e/ou de realização de intervenções / eventos programados. O Município / Junta de Freguesia envia lembretes para o telemóvel do Cidadão, tendo em conta as suas áreas de interesse.


 7 - Contactos   7. MÓDULO CONTACTOS

O Cidadão ao clicar nas várias opções de Distrito pode aceder à morada física, e-mail, fazer chamadas para os nº de telefone de entidades e/ou de serviços de urgência de saúde, farmácias e muitos outros, bem como ver a rota de navegação desde o ponto onde se encontra até à localização / destino da entidade selecionada.


 8 - Mapa    8. MÓDULO MAPA

O Município / Junta de Freguesia sinaliza num mapa as coordenadas geográficas dos vários pontos de interesse que quer ver realçados: Serviços, Turismo, Património, Desporto, Lazer e outros (neste momento vísiveis os Hospitais Públicos e Privados de Portugal). O Cidadão vê no mapa a sua localização e respetivas descrições que lhe estão associadas e pode seguir a rota sugerida desde o ponto onde se encontra até ao destino selecionado.


 9 - Documentos    9. MÓDULO DOCUMENTOS

O Cidadão consulta no seu telemóvel, como se estivesse no átrio da Município / Junta de Freguesia, todos os documentos publicados relativos a comunicados oficiais, editais, deliberações e decisões, regulamentos, orçamentos, lançamento de consultas públicas e outros. O Município / Junta de Freguesia envia comunicados de alerta, lembretes para o telemóvel da população sobre múltiplos assuntos (prazos, consultas, concursos, etc.).


 10 - Status   10. MÓDULO STATUS

O Municipio / Junta de Freguesia tem um manancial de informação que lhe permite tomar decisões com base nas interações que mantém com os seus fregueses. O Municipio / Junta de Freguesia mantém o cidadão informado acerca do estado de evolução dos pedidos efetuados nos outros Módulos.


 11- Configuração   11. MÓDULO CONFIGURAÇÃO

O Cidadão, após instalar e correr a Aplicação pela primeira vez, pode alterar alguns parâmetros de configuração que permitem ao sistema facilitar a segmentação e respetiva delimitação da forma e do tipo de conteúdos a serem entregues aos subscritores da aplicação.



MÓDULOS DE ACESSO PRIVADO


 12 - Uso Reservado aos Técnicos   MÓDULO RESERVADO

O intuito deste Módulo é identificar os Casos Isolados e dar prioridade a estes pedidos de medicamentos, mercearia, etc. Módulo não visível para o público e de acesso reservado aos Técnicos. Com recurso à mesma aplicação e através da funcionalidade segmentação é possível delimitar exclusivamente aos Técnicos do Município / Freguesia o acesso a módulos específicos.


Máscara e COVID-19

COMUNIDADE GLOBAL - RESUMO

Assente numa estrutura modular, a tecnologia que estamos a desenvolver democratiza a qualquer organização / comunidade / pessoa o acesso a uma plataforma / solução mobile de comunicação imediata para o mundo inteiro. A construção da solução é off-the-shelf e num curto espaço de tempo (dias) pode estar no ar, tudo depende dos conteúdos.

O facto do backoffice da Mobile App Comunidade Global ser via browser, torna a sua customização acessível, simples, intuitiva e facilmente adaptável. O cliente constrói / altera a composição de módulos da App quando e como bem entender. Delimitado por algumas regras, mas sem qualquer intervenção da nossa parte, é-lhe dada autonomia total para alimentar as várias tipologias de módulos com os conteúdos e imagens que mais se adequam à ocasião / realidade / branding.

Para além disso o cliente cria segmentos e decide para cada módulo e / ou conteúdo quais os segmentos de subscritores que têm permissões de visualização. Esta funcionalidade de segmentação de subscritores é extremamente útil na medida em que habilita a App com a capacidade de “moldar” a entrega de conteúdos consoante os perfis atribuídos aos subscritores.

A existência desta funcionalidade permite numa só App notificar / entregar conteúdos públicos, privados, internos e assim, ao mesmo tempo, assumir-se não só, como um poderoso e eficaz canal institucional de comunicação instantânea, segmentada, dirigida e / ou massificada, mas também como um instrumento de trabalho, de comunicação interna, que facilita o processo de gestão / acompanhamento dos trabalhos internos desenvolvidos pelos seus colaboradores.

Ao se tratar de uma solução mobile, naturalmente, também tira partido de todas as funcionalidades de captação e / ou entrega de informação geolocalizada intrínsecas ao próprio telemóvel. As soluções mobile disponibilizam um leque infindável de possibilidades de interação que criam junto dos utilizadores uma perceção de proximidade entre as várias entidades / interlocutores envolvidos. Estamos na era digital e cada vez mais os cidadãos exigem dos governos / cidades / comunidades digitais que melhorem / transformem / adequem a forma de acesso / entrega de informação e de serviços localmente relevantes.


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