Home > Artigos > O que é a Tecnologia de Mapeamento 3D TOF e Como Funciona?

17-11-2023

O que é a Tecnologia de Mapeamento 3D TOF e Como Funciona?

O que é, Tecnologia, Mapeamento, 3D, TOF, Como Funciona


A Tecnologia de Mapeamento 3D TOF - Time-Of-Flight (tempo de voo) está a revolucionar a indústria de visão artificial, fornecendo imagens 3D utilizando uma CMOS de pixels matricial de baixo custo em conjugação com uma fonte de luz modulada ativa.


O TOF é um tipo de sensor / câmara capaz de medir a distância de um objeto pela iluminação com infravermelho e captura da luz refletida. A luz pulsada (ou modulada) pelo sensor TOF é invisível ao olho humano, porque está no espectro infravermelho próximo (NIR).

 

Como Funciona o Sensor TOF

 

O sensor TOF é um sensor de profundidade que calcula distâncias utilizando a luz. O sensor TOF ao iluminar um objeto com uma fonte de luz pulsada, como um laser ou um LED, mede quanto tempo leva a luz para ser refletida e voltar para a câmera. O intervalo de tempo em que a luz viaja é proporcional à distância entre a câmera e o objeto.

 

O sensor TOF fica próximo da câmera principal medindo as distâncias para cada pixel da imagem, resultando num mapa de profundidade. Por isso, o sensor TOF é um sensor 3D, e os seus dados podem ser utilizados para ajustar a profundidade de campo das fotos - o que normalmente exigiria mudar a distância focal da lente.

 

A diferença entre TOF e LiDAR é que o LiDAR é um tipo de sensor TOF que tem um scanner para distribuir feixes de laser, utilizados na medição do “tempo de voo” (Time-of-Flight) para medir distâncias. O LiDAR possui alcance maior em relação a outros sensores TOF 3D, porém tende a ser muito mais caro.

 

O que é, Tecnologia, Mapeamento, 3D, TOF, Como Funciona

 

Um sistema Time-of-Flight possui 3 componentes principais:

 

  • Iluminação:

Módulo que contém um laser ou LED, que gera a luz NIR (infravermelho próximo - espectroscopia) a ser emitida em direção ao objeto;

 

  • Sensor ToF:

Módulo que recolhe a luz refletida do objeto, convertendo-a em dados de profundidade em cada pixel;

 

  • Processador de Profundidade:

Módulo que converte os dados recebidos do sensor TOF, combinando-os com informações de foco automático obtidas pelo sensor de imagem, para gerar um mapa 3D de profundidade.

 

Mais artigos relacionados disponíveis: aqui!

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações