Home > Artigos > Batimetria - O que são Ecobatímetros - Sondas Batimétricas?

18-09-2023

Batimetria - O que são Ecobatímetros - Sondas Batimétricas?

O que são, Ecobatímetros, Sondas, Batimétricas, Batimetria


Os ecobatímetros são os equipamentos utilizados pela batimetria para medir a profundidade dos oceanos, mares, lagos e rios, os ecobatímetros (sondas batimétricas) ajudam a mapear a topografia subaquática e a criar mapas de elevações e profundidades.


Com algumas semelhanças com os princípios de funcionamento dos equipamentos LiDAR, mas aplicado à água, o equipamento assenta numa fonte emissora de sinais acústicos e num relógio interno que mede o intervalo entre o momento da emissão do sinal e o instante em que o eco retorna ao sensor. O som é captado pelo transdutor que consiste basicamente num material piezoelétrico que converte as ondas de pressão do eco em sinais elétricos. 

 

Por outras palavras, o ecobatímetro é um aparelho utilizado para sondagem que se baseia na medição do tempo decorrido entre a emissão de um pulso sonoro, de frequência sónica ou ultrassónica, e a receção do mesmo sinal após ser refletido pelo fundo do mar, lagoa, ou leito de rio. O tempo que o som leva entre o momento de emissão e o de receção determina a profundidade entre a superfície da água e o leito do canal.

 

Os ecobatímetros visam a medição tridimensional do ambiente subaquático de rios, lagos, albufeiras, barragens e oceanos, com o intuito de estudar o relevo submerso. O varrimento contínuo de grandes áreas permite a avaliação da segurança de canais de navegação e volume de sedimentos, originando um MDT (Modelo Digital de Terreno) de áreas submersas.

 

Importa também referir, que dentro de um sistema batimétrico existem certos equipamentos que são de importância vital para conseguir uns dados finais de alta qualidade. Estes equipamentos são baseados no posicionamento do navio, calculando os ângulos de inclinação do navio, embarcação, drone, para prever o comportamento do som na água através do registo de perfis de velocidade do som.

 

O comportamento do sonar na coluna de água difere conforme a profundidade, uma vez que os valores de temperatura, salinidade e densidade da água variam de acordo com a profundidade. Além deste tipo de medições é necessário incorporar sonda específicas juntamente com os transdutores, de forma a detetar modificações nas propriedades da água segundo o avanço da embarcação e assim corrigir o perfil de velocidade do som registrado.

 

Ver mais artigos relacionados: aqui!

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações