13-09-2023
O que é Batimetria - O Mapeamento 3D Debaixo de Água
A palavra batimetria vem do grego bathus (profundo) e metron (medida) e visa o estudo, análise e mapeamento topográfico da área subaquática com o maior nível de detalhes possível, incluindo rios, lagos e outros corpos de água. Para realizar esta atividade, é muito comum o uso de tecnologias como sonares com princípios semelhantes aos utilizados no meio marinho por animais como golfinhos e baleias para detetar obstáculos.
Antigamente, a batimetria era realizada medindo pontos específicos da área com cabos submersos. Era um processo algo demorado e sujeito a erros devido às correntes fluviais que podiam afetar as medições.
Atualmente, a batimetria é realizada de forma mais rápida e precisa graças ao uso de tecnologias avançadas, como sensores digitais, computação, satélites e georreferenciamento. Para o estudo e representação do fundo do mar, são utilizados diversos equipamentos que permitem obter dados tridimensionais, utilizando tecnologias acústicas, que são as que podem ser utilizadas para este fim dentro do meio aquático. O processo de recolha assenta numa sonda que segue linhas contínuas, uniformemente espaçadas, cujas leituras indicam as profundidades de uma área e que representa o relevo submarino de uma faixa.
A batimetria (ou batometria) é a medição da profundidade dos oceanos, lagos e rios e é expressa cartograficamente por curvas batimétricas que unem pontos da mesma profundidade com equidistâncias verticais (curvas isobatimétricas), à semelhança das curvas de nível topográfico.
Designação comum da geometria do fundo do mar, lago ou curso de água, bem como a sua expressão cartográfica através das isóbatas e da sequência de cores que representam as classes de sonda reduzida (profundidade) entre elas.
As profundidades representadas numa carta náutica são reduzidas ao nível de redução da maré (nível que corresponde à média das baixa-mares de sizígia), para eliminar as variações das marés e garantir ao navegador que este não encontra nenhuma profundidade menor que as representadas na carta náutica.
Alguns exemplos de equipamentos utilizados na batimetria moderna (ecobatímetros) incluem sondas sonares, sensores de profundidade e veículos submarinos - drones autónomos.
Para ver mais artigos sobre mapeamento", "3D, "batimetria", "fotogrametria", "lidar", clique aqui!
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS