04-09-2023
Vantagens e Aplicações de Mapeamento Através de Drones + Tecnologia LiDAR
As inovações tecnológicas surgem em catadupa e não é de admirar que muitos topógrafos estejam a recorrer aos drones para dar resposta às suas necessidades de mapeamento e modelagem 3D.
O uso de drones conjugado com a Tecnologia LiDAR é um bom exemplo de solução cada vez mais adotada para mapeamento e levantamento numa significativa variedade de aplicações, entre eles destacamos: agricultura, silvicultura, planeamento urbano, veículos autónomos, arqueologia, alterações climáticas, etc.
Os sensores LiDAR permitem o mapeamento 3D muito precisos do terreno, edifícios, veículos e outros objetos do meio envolvente, permitindo como consequência medições e análises muito precisas.
Os dados LiDAR também podem ser combinados com outras fontes de dados, como imagens recolhidas através de processos fotogramétricos e GPS, e a criação de mapas topográficos com geração de curvas de nível, nunca foi tão precisa, como agora.
Vantagens do LiDAR sobre os métodos tradicionais
A tecnologia LiDAR conjugada com a utilização de drones tende a popularizar-se, porque oferece várias vantagens sobre os métodos tradicionais de levantamento, tais como:
Aplicações de LiDAR para Mapeamento em Diversos Setores
À medida que a tecnologia LiDAR evolui (ver artigo O que é a tecnologia LiDAR e como funciona), as suas potenciais aplicações são cada vez maiores e meramente limitadas apenas pela nossa imaginação. A tecnologia LiDAR tem uma ampla gama de aplicações em vários setores e o desenvolvimento de outras tecnologias complementares irá no futuro melhorar ainda mais a forma como criamos mapas.
Vejamos alguns exemplos de aplicação da tecnologia LiDAR:
No setor agrícola, o LiDAR pode ser utilizado para mapeamento de culturas, estimativa de rendimento e análise de solo.
O LiDAR também é utilizado na indústria florestal para mapear os tipos de árvores de uma região e monitorizar a saúde da floresta (NDVI).
Na arqueologia o LiDAR é utilizado para obter informação sobre a superfície topográfica e sobre eventuais estruturas arqueológicas ocultas pela vegetação. Está também a ser utilizado para criar modelos 3D detalhados (realidade aumentada aplicada à arqueologia), permitindo que os investigadores estudem os locais históricos com mais detalhes que nunca.
Na indústria da construção, o LiDAR pode ser utilizado para criar modelos 3D que através do uso da realidade aumentada facilitam o planeamento do local, a monitorização do progresso da construção e criação de modelos executados precisos.
No planeamento urbano, o LiDAR pode ser utilizado para criar modelos precisos de cidades (Digital Twin, Gémeo Digital, Cidade Inteligente) ajudando os arquitetos a repensar e projetar os novos espaços urbanos em termos energéticos e urbanísticos tendo em vista ambientes urbanos mais eficientes e sustentáveis.
Em consequência das alterações climáticas, cada vez mais assistimos a recorrentes fenómenos extremos em todo planeta (inundações, incêndios, ciclones, tornados, etc.). O LiDAR pode ser utilizado na resposta a desastres através do rápido mapeamento das áreas afetadas e da identificação de perigos, ajudando os socorristas a salvar vidas e a mitigar / minimizar danos.
Já na área de transporte, o LiDAR pode ser utilizado para inspeção de estradas e pontes, bem como para criar mapas muito detalhados para veículos autónomos. A este propósito importa referir que a maioria dos modelos de carros de luxo está atualmente equipada com sensores LiDAR, que são importantes para os veículos autónomos.
Na indústria de energia o LiDAR é utilizado para planeamento local e monitorização dos parques eólicos e solares.
Ver mais artigos relacionados com LiDAR: aqui!
Outros Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS