25-08-2023
O que é e para que servem a Escala Cartográfica e a Régua Graduada?
Neste artigo iremos detalhar um pouco o conceito de escala cartográfica e a sua interdependência com as réguas graduadas aquando da análise de um mapa.
Escala Cartográfica:
A escala cartográfica é um elemento fundamental da cartografia que expressa a razão entre as dimensões de uma superfície / território ou de um objeto na realidade e as suas dimensões no mapa.
A escala é um segmento de reta (uma régua, por exemplo) que, dividido em partes iguais, permite representar metros, quilómetros ou outra unidade de medida. Estas escalas são utilizadas para traçar / esboçar distâncias e dimensões de maneira proporcional num plano ou mapa.
Para realizar o cálculo da escala, basta dividir o valor das dimensões encontradas na superfície do mapa, medidas habitualmente com uma régua, pelas dimensões do terreno.
A escala cartográfica é indispensável para a produção das plantas e dos mapas, que nada mais são do que a representação gráfica de superfícies reais numa superfície plana muito menor, como uma folha de papel. Neste sentido, a escala corresponde à razão entre as medidas da superfície real e da sua representação no mapa. Serve para a elaboração de mapas precisos e indica em quantas vezes uma área foi reduzida para que pudesse ser representada no plano.
É sempre importante lembrar que a escala cartográfica é um elemento obrigatório nos mapas, independentemente do tipo de mapa a que nos referimos. A escala que aparece nesse produto cartográfico é a gráfica, mas também existe a escala numérica.
Escala Gráfica:
É representada por meio de uma reta graduada em centímetros que indica a relação entre as distâncias reais e as distâncias no mapa. No caso da escala gráfica, as distâncias reais podem estar indicadas em qualquer unidade de medida: metros, quilómetros, centímetros. A sua leitura sempre será da mesma forma: cada centímetro no mapa representa uma distância x no terreno.
Escala Numérica:
Indica a proporção entre as medidas no mapa e as medidas na superfície real. Diferentemente da escala gráfica, na numérica, as dimensões reais são sempre expressas em centímetros. Vejamos três exemplos de escala numérica:
Régua Graduada:
Uma régua é uma ferramenta que se fabrica com um material sólido e que possibilita a realização de medições e a criação de linhas retas. Graduado, por sua vez, é aquele ou aquilo que tem um grau (um valor ou estado).
Por conseguinte, a régua graduada é um instrumento que dispõe de uma escala de valores para conhecer o comprimento de algo. O habitual é que esta régua esteja dividida em centímetros ou polegadas, com cada segmento marcado sobre a sua superfície. Assim sendo, ao colocar a régua graduada sobre algo, podemos saber quanto mede unicamente através da observação da escala.
A fim de que a mesma tenha um caráter universal, nela são encontrados dois tipos de graduações: a do sistema métrico e a do sistema inglês. No caso da graduação do sistema métrico, a régua é graduada em milímetros (mm), utilizando a escala de 1/1.000. Já na graduação do sistema inglês, a régua é graduada em polegadas, utilizando 1/36 por jarda nesta graduação.
A régua graduada tem uma história muito antiga e alguns dos primeiros exemplares fabricaram-se com uma precisão admirável. O primeiro material utilizado na sua construção foi o marfim e mais tarde a madeira. Atualmente destaca-se o vidro, o plástico e, dependendo do fim a que se destina, o aço.
RELACIONADAS