24-08-2023
CityGML 3.0 - Codificação GML Como Um Standard OGC
A nova codificação para CityGML versão 3.0 pode ser utilizada para armazenar e trocar modelos de cidades 3D no formato GML como conjuntos de dados ou por meio de web services.
No final do mês de Julho o Open Geospatial Consortium (OGC) anunciou que os membros do OGC aprovaram a OGC City Geography Markup Language (CityGML) Part 2: GML Encoding Standard como um standard OGC.
O Standard de Codificação GML CityGML 3.0 incorpora a codificação GML dos conceitos definidos pelo CityGML 3.0 Part 1: Conceptual Model (CM) Standard, que foi aprovado como um Standard OGC em 2021. A codificação GML é compatível com OGC GML versões 3.2 e 3.3 (portanto, também ISO 19136).
Desde a primeira publicação pela OGC em 2008, CityGML tem sido um standard aberto utilizado para o armazenamento e troca de modelos de cidades 3D virtuais. CityGML permite a integração de dados geográficos urbanos para utilização numa variedade de aplicações, incluindo Planeamento Urbano e Paisagístico; Gémeos Digitais Urbanos para Cidades Inteligentes; Metaverso; Modelagem de Informações para Construção (BIM - Building Information Modeling); Comunicações Móveis; Gestão de Desastres; Cadastro 3D; Turismo; Navegação de Veículos e Percursos Pedestres; Condução Autónoma e Assistência à Condução; Gestão de Instalações; e Simulações relacionadas com energia, tráfego e meio ambiente.
O CityGML define uma Cidade de forma algo ampla para incluir não só estruturas construídas, mas também a superfície terrestre, vegetação, corpos de água, mobiliário urbano e muito mais. Apesar do nome, CityGML é útil para grandes áreas e pequenas regiões, não apenas cidades e pode representar terrenos do mundo real e objetos 3D em diferentes níveis de detalhe (LOD - Levels Of Detail) simultaneamente. O CityGML permite a representação consistente de objetos urbanos 3D para diferentes tipos de utilizadores e de sistemas de informação geográfica (SIG).
O CityGML 3.0 é uma evolução das versões anteriores 1.0 e 2.0 do CityGML que permite ainda a manutenção sustentável e economicamente viável de modelos de cidades 3D. Enquanto as versões anteriores padronizaram um formato de troca GML, o CityGML 3.0 padronizou o modelo de informação subjacente e pode, portanto, ser implementado numa variedade de tecnologias além do GML. Como resultado, governos e empresas podem aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) dos seus modelos de cidade 3D, podendo colocar os mesmos modelos em ação em diferentes plataformas de tecnologia e campos de aplicação.
Esta Parte 2 do Standard define como os conceitos desenvolvidos na Parte 1 são implementados utilizando as tecnologias XML e GML. A codificação CityGML 3.0 representa um mapeamento completo do Modelo Conceitual. A codificação é de forma automática totalmente derivada do modelo UML seguindo as regras de codificação UML-para-GML conforme definido pela ISO 19136.
Uma coleção de exemplos de codificação para o CityGML 3.0 GML está disponível no Repositório público GitHub de OGC CityGML-3.0.
Os membros do OGC interessados em se manter atualizados sobre o progresso deste standard, ou contribuir para seu desenvolvimento futuro, são encorajados a se juntar ao Grupo de Trabalho de Padrões CityGML (SWG - Standards Working Group) através do Portal OGC. Não membros do OGC que gostariam de saber mais sobre a participação neste SWG são encorajados a entrar em contato com o Programa OGC Standards.
Como acontece com qualquer standard OGC, o CityGML Parte 2: Standard de codificação GML está gratuito para download e implementação. As partes interessadas podem aprender mais, ver e fazer o download a partir da página do standard CityGML da OGC.
Sobre a OGC
O Open Geospatial Consortium (OGC) é uma comunidade de resolução de problemas com mais de 550 especialistas representando indústria, governo, pesquisa e academia, que se entreajudam para tornar as informações e serviços geoespaciais (localização) FAIR - Localizáveis, Acessíveis, Interoperáveis e Reutilizáveis.
A comunidade OGC envolve-se em múltiplas atividades relacionadas com tecnologias baseadas em localização: desenvolvimento de standards abertos baseados em consenso e nas melhores práticas; colaborar na resolução de problemas em iniciativas de inovação ágil; participando em reuniões, eventos e workshops de membros; e muito mais.
O processo de desenvolvimento de standards exclusivos da OGC segue o ritmo da inovação, com informações constantes de previsão de tecnologia, prototipagem prática, testes do mundo real e envolvimento da comunidade.
OGC une setores, domínios e tendências tecnológicas díspares e incentiva a polinização cruzada de ideias entre diferentes comunidades de prática para melhorar a tomada de decisões a todos os níveis. A OGC está empenhada em criar um futuro inclusivo e sustentável.
Mais sobre OGC disponível online aqui!
Ver mais artigos relacionados: aqui!
RELACIONADAS