Home > Artigos > Principais diferenças entre Flutter e React Native

28-06-2023

Principais diferenças entre Flutter e React Native

Principais, diferenças, Flutter, VS, React, Native


Flutter e React Native são duas frameworks para desenvolvimento de aplicações móveis multiplataforma. Embora ambas permitam criar aplicações para Android e iOS através de uma única base de código, vejamos 6 diferenças em termos de arquitetura, desempenho, linguagem de programação e suporte da comunidade.


1. Linguagem de programação

O Flutter utiliza a linguagem Dart, desenvolvida pela Google, enquanto o React Native utiliza JavaScript, conhecido por várias gerações.

 

2. Arquitetura

O Flutter possui uma abordagem direcionada a uma arquitetura, conhecida como Flutter's Widget Tree, onde a interface do utilizador é construída com base em widgets, tendo um desempenho rápido e uma experiência de utilizador bastante agradável. O React Native utiliza uma arquitetura baseada em componentes que são reutilizáveis e renderizados nativamente.

 

3. Desempenho

O Flutter é conhecido pelo seu elevado desempenho, pois as aplicações são compiladas nativamente e executados diretamente no dispositivo, sem a necessidade de uma camada intermédia como no React Native. O React Native depende dessa camada para estabelecer a comunicação entre o código JavaScript e as APIs nativas, o que pode levar a perdas de desempenho em comparação com o Flutter.

 

4. Personalização da interface com o utilizador

Com o Flutter, existe um elevado nível de controlo sobre a aparência e sobre o comportamento da interface com o utilizador, pois todos os elementos são widgets personalizáveis. É possível criar widgets personalizados ou modificar os existentes para atender às diferentes necessidades de design permitindo interfaces ricas e personalizadas. No React Native, também podemos personalizar a interface do utilizador utilizando estilos e propriedades, mas nem todos os elementos nativos são altamente personalizáveis e podem ter algumas limitações tendo o programador de pesquisar e recorrer a bibliotecas de terceiros ou criar um componente de raiz com a aparência e propriedades desejadas.

 

5. Suporte da comunidade

Quer o Flutter quer o React Native têm uma comunidade ativa e em crescimento, com várias bibliotecas e pacotes disponíveis para ajudar no desenvolvimento das aplicações. No entanto, como o React Native é mais antigo tem uma maior comunidade e mais sólida, o que pode significar uma maior quantidade de recursos e soluções disponíveis.

 

6. Ferramentas e Ecossistema

Tanto no Flutter como no React Native existem ferramentas próprias de desenvolvimento. Entre as mais populares temos do lado do Flutter, o Flutter SDK, o Flutter DevTools e o Flutter Packages. Do lado do React Native, temos por exemplo, o React Native CLI, NPM e o Expo.

 
Principais, diferenças, Flutter, VS, React, Native
 
 
Artigos relacionados:
 
 

 


👉 Follow @niuGIS

 

RELACIONADAS


05-05-2023
ECMAScript

Contacte-nos 214 213 262

Informações