15-06-2023
O que é Automação Industrial e Quais as Vantagens?
A automação por meio de sistemas integrados e da conexão à internet permite o uso de um conjunto de tecnologias com a capacidade de programar eventos numa empresa e de tornar automático o funcionamento de diversos equipamentos.
A implementação deste tipo de soluções de Automação Industrial permite controlar os aparelhos da sua empresa a partir de qualquer lugar e é possível programar sensores, máquinas, fechaduras e luzes, para que determinado comando seja executado automaticamente.
A internet das coisas (IoT) em contexto industrial conecta os equipamentos e uniformiza processos, interpreta os dados e apresenta-os contextualizados para apoiar a gestão de máquinas, fabrico, energia e, no fundo, todos os processos de uma cadeia produtiva.
Quais as vantagens de investir em Automação?
Com câmeras inteligentes, pode remotamente acompanhar tudo o que acontece na sua empresa. É também possível usar fechaduras inteligentes e sensores de presença e de luz para monitorizar as zonas limítrofes e receber notificações de movimentos estranhos.
A automação contribui também para ações de sustentabilidade como por exemplo: medidores de consumo de água e de energia; a determinada hora desligar automaticamente as luzes e o ar-condicionado; controlar os estores ou cortinas conforme a luz solar; controlar e agendar horários de funcionamento de máquinas ou outros aparelhos, televisores, etc.
A recolha dos dados de produção é imperativa para melhorar o desempenho das linhas de produção por via da eficácia global dos equipamentos (OEE - Overall Equipment Effectiveness). Desde a redução dos atrasos nas linhas à manutenção preventiva, a tecnologia IoT (Internet of Things), ajuda a atribuir um valor real à informação recolhida das máquinas, nas linhas de produção e montagem. Esta recolha consistente de dados permite reduzir os custos e aumentar a produção.
A monitorização dos equipamentos permite compilar dados provenientes de diferentes fontes e gerar relatórios e propostas concretas para implementação da melhoria contínua dos processos.
- Aumen as taxas de produção;
- Redução significativa de desperdícios e resíduos;
- Otimização da manutenção preventiva com redução de paragens e atrasos;
- Redução das emissões de carbono;
- Etc.
Artigos relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS