Home > Artigos > Os Benefícios Associados aos Municípios e Cidades Inteligentes - 1 de 2

25-05-2023

Os Benefícios Associados aos Municípios e Cidades Inteligentes - 1 de 2

Benefícios, Municípios, Cidades, Inteligentes


As smart cities (cidades inteligentes) não são uma tendência do futuro, são uma realidade e está a crescer rapidamente à medida que a tecnologia evolui e afeta os serviços municipais a nível mundial. São cada vez mais o número de municípios e de cidades inteligentes que visam melhorar o serviço que prestam, o bem-estar dos cidadãos e promovem um estilo de vida saudável, uma utilização responsável dos espaços públicos e dos recursos naturais e a sustentabilidade e o desenvolvimento económico.


As cidades inteligentes que utilizam a tecnologia conectada em todas as suas operações obtêm uma série de benefícios. Assim, atendendo à sua importância, vejamos alguns dos principais benefícios proporcionados pela existência das cidades inteligentes quer para as instituições, quer para a população (cidadãos, munícipes, turistas, etc.), quer para o meio ambiente:

 

1 - Melhorar o Compromisso Público e a Relação da Cidade com os Cidadãos

As novas tecnologias de informação e comunicação são cada vez mais utilizados pelos cidadãos e estão a tornar viável experiências de proximidade, como, por exemplo, a possibilidade dos cidadãos acederem a dados / informação do governo e verificarem a transparência do Estado.

 

Outra característica das cidades inteligentes é o facto de as instituições serem muito mais ativas no meio digital e por essa razão proporcionarem ao cidadão o sentir online do pulsar da atividade do município / cidade. As cidades inteligentes preocupam-se muito com a opinião dos cidadãos, pois é graças a eles que conseguem fazer melhorias, corrigir e criar novas ideias.

 

A expansão dos serviços digitais nas comunidades torna as cidades inteligentes um lugar mais atraente para a sua população e por essa via promove uma experiência conectada capaz de criar relações mais próximas com os cidadãos:

  • As reuniões das Autarquias Locais são transmitidas ao vivo;
  • Forte presença nas redes sociais;
  • Dados abertos do governo;
  • Mapas interativos;
  • Transparência orçamental.

 

2 - Cidades Mais Seguras e Habitáveis

Muitas cidades estão a investir em tecnologias inteligentes para promover uma comunidade mais segura. Um bom exemplo foi o desenvolvimento de uma plataforma de vídeo conectada baseada na cloud que permite o acesso em tempo real à polícia e com isso a redução do crime violento em 50% nas áreas onde o sistema foi implementado.

 

O planeamento destes municípios / cidades tem como um dos seus principais objetivos o conforto dos seus habitantes. Para atingir este objetivo surgem diferentes fórmulas, incluindo a melhoria da gestão da água, maior segurança, mais espaços verdes, recolha mais eficiente do lixo urbano, etc.

 

Artigos Relacionados:

 

 

 

 

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações