17-05-2023
6G - A próxima fronteira da conectividade móvel
O 6G, ou sexta geração de redes móveis, representa o próximo passo da tecnologia que vai além do 5G, com velocidades mais rápidas, com menor latência e maior capacidade de conectividade.
Portugal e a maioria da Europa está na fase de massificação do 5G e a China já pensa na comercialização do 6G em 2030. O seu lançamento está pensado para meados de 2030 e está projetado para atender à futura procura associada à sociedade digital, onde a conectividade onipresente e da alta velocidade será essencial.
5G vs 6G
Uma das principais diferenças da rede 6G é o facto da mesma ser até 100 vezes mais rápida que o 5G. Outra diferença é a forma como o 6G irá utilizar as ondas milimétricas para transmitir dados. O 5G utiliza ondas milimétricas na faixa de 30-300 GHz, enquanto o 6G utiliza ondas milimétricas de até 1 THz. Está alteração irá permiti taxas de transferência de dados muito mais rápidas e uma maior largura de banda para suportar um maior número de dispositivos conectados.
Para além disso, o 6G terá uma integração de inteligência artificial capaz de proporcionar à rede uma maior habilidade de se adaptar, ajustar às necessidades em constante mudança dos utilizadores e dispositivos conectados.
Desafios perante o 6G e o futuro
Um dos maiores desafios é o desenvolvimento de hardware e tecnologias de transmissão capazes de lidar com as ondas milimétricas de alta frequência utilizadas pelo 6G. Além disso, também é necessário resolver questões de segurança e privacidade relacionadas ao uso de tecnologias de inteligência artificial.
Empresas como Samsung e Nokia já estão a desenvolver soluções para a futura rede de conexão. Os Estados Unidos da América e o Japão estão-se a unir para evitar o domínio chinês na tecnologia 6G, mas aparentemente a china está na liderança do processo.
A China Mobile divulgou o Technical White Paper on 6G Network Architecture, um estudo técnico que teve como objetivo propor uma arquitetura de design para a conexão 6G. A publicação apresenta um projeto de infraestrutura multidimensional em três perspetivas: visão espacial, visão em camadas e visão funcional através de uma análise sistemática das forças motrizes, julgamentos e conceitos.
Artigos relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS