05-05-2023
ECMAScript
A linguagem JavaScript é extremamente importante para um desenvolvimento moderno da internet, pois permite não só criar páginas dinâmicas na web, como construir aplicações de interface única (SPA) através de frameworks como o React ou Angular, executar scripts do lado do cliente e do lado do servidor através do node.js, bem como aplicações móveis híbridas através do react-native.
Entre 2008 e 2015, a evolução da linguagem JavaScript foi relativamente lenta, em parte porque a especificação da linguagem era mantida pela padronização ECMA International, que não tinha recursos suficientes para fazer atualizações frequentes.
Além disso, o JavaScript era amplamente visto como uma linguagem simples para scripts na web, e não como uma linguagem de programação avançada para desenvolvimento de software.
No entanto, com o rápido crescimento da internet e a adoção de tecnologias avançadas, a procura por recursos mais avançados na linguagem JavaScript aumentou. Como resultado, em 2015, a ECMA International lançou o ECMAScript 2015 (também conhecido como ES6), que foi uma grande atualização para a linguagem JavaScript que introduziu muitos novos recursos e melhorias significativas, como classes, arrow functions, let e const, template literals, entre outros. Estes recursos tornaram a linguagem mais poderosa, concisa e fácil de utilizar.
Desde então, a ECMA International tem lançado novas versões do ECMAScript a cada ano, com novos recursos e melhorias permitindo que a linguagem JavaScript continue não só a evoluir, mas também que ter a capacidade de responder aos desafios e às necessidades atuais, como um todo.
Além disso, a adoção de novos recursos neste mercado pelos principais browsers tem sido cada vez mais rápido, tornando mais fácil para os programadores utilizarem estes recursos nos seus projetos sem se preocuparem tanto com compatibilidade entre as diferentes plataformas.
À data atual ainda só foi lançado o ES2022 também conhecido como ES13.
Em futuros artigos iremos relembrar os principais recursos lançados em cada um desses ECMAS.
Artigos Relacionados:
RELACIONADAS