28-04-2023
A Diretiva INSPIRE e a sua Importância para as TIC e para os SIG
O uso massificado dos telemóveis e a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem vindo a assumir um papel cada vez mais importante, quer como ferramenta para cadastro e apoio à decisão, quer como veículo de transmissão e divulgação de informação geográfica aos utilizadores e a todos os intervenientes em geral.
Atentos a esta situação a União Europeia aprovou em 2007 a Diretiva Europeia INSPIRE com o intuito de antecipar um futuro problema ao definir um enquadramento comum único de regras precisas para a estruturação dos dados geográficos temáticos (34 temas apresentados em baixo).
A Diretiva INSPIRE visa estabelecer uma infraestrutura de informação Europeia, a fim de tornar mais acessível e interoperável o acesso à informação espacial ou geográfica. O intuito é tirar partido de todo o potencial das TIC e facilitar o processo de criação de plataformas de interoperabilidade de dados e serviços comum à totalidade dos agentes, disponível através das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) e assim tornar possível a geração de uma visão global única sobre todos os recursos Europeus.
Tal como referido no artigo de ontem, vejamos então os 34 temas e, se assim o desejar, pode para cada um dos temas ver um PDF com mais detalhe ao clicar no respetivo link associado:
Anexo I (9 Temas)
Anexo II (4 Temas)
Anexo III (21 Temas)
Para melhor compreender a Diretiva INSPIRE e a sua importância para os SIG, veja os seguintes artigos:
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS