Home > Artigos > O que é um Catálogo de Objetos Geográficos?

26-04-2023

O que é um Catálogo de Objetos Geográficos?

O que é, Catálogo, Objetos, Geográficos


A representação do território, com o rigor e a qualidade adequados, constitui um relevante e determinante contributo para o ordenamento, planeamento e gestão, assim como para a tomada de decisão no quadro das diversas políticas públicas, constituindo igualmente um fator de promoção da transparência e da participação pública dos cidadãos.


Um catálogo de objetos constitui uma primeira aproximação a uma representação abstrata e simplificada da realidade que contém uma estrutura que organiza os tipos de objetos geográficos, suas definições e características (atributos, domínios, interligações e operações), com o intuito de facilitar a gestão da informação geoespacial de forma homologada, uniformizada e descentralizada e assim não só contribuir, mas também garantir a interoperabilidade e qualidade da informação.

 

Um catálogo de objetos geográficos é o documento que descreve integralmente o conteúdo e a estrutura da informação georreferenciada, permitindo estabelecer uma linguagem comum que permite a compreensão e, portanto, a utilização e troca de informações.

 

Um catálogo de objetos geográficos tem por objetivos:

  • Especificar a metodologia e estrutura com que os tipos de objetos geográficos são organizados, suas definições e características (atributos, interligações e operações); e
  • Homogeneizar e unificar as características dos catálogos de objetos, de forma que sejam integráveis, padronizados e facilmente compreensíveis.

 

Um catálogo de objetos geográficos procura:

  • Regular a estrutura interna da informação georreferenciada;
  • Aumentar a compreensão e utilização da informação georreferenciada;
  • Aumentar a integração e troca de informações georreferenciadas;
  • Estabelecer definições de objetos que se apliquem a qualquer escala;
  • Simplificar o processo de especificação de produtos cartográficos ou georreferenciados.

 

A definição de um Catálogo de Objetos Geográficos garante que os processos de produção da informação geográfica sejam ideais, suporta a avaliação de parâmetros de qualidade, permite bases de dados homogéneas, bem como contribui para a disseminação e intercâmbio de informações em qualquer escala. A catalogação no quadro da normalização da informação geográfica tem um papel fundamental para o desenvolvimento de uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE).

 

No artigo de amanhã iremos não só aprofundar a importância que tem o estabelecimento de uma Infraestrutura de Dados Espaciais, como forma de fornecer uma estrutura comum e consistente capaz de facilitar a disponibilidade e o acesso à informação espacial, mas também abordar o caso europeu e a importância da Diretiva INSPIRE para os SIG.

 

Artigos Relacionados:

 

 

 

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações