21-04-2023
O Que São e Para Que Servem os QR Codes?
Os QR Codes são códigos bidimensionais que armazenam informações num formato facilmente legível por dispositivos eletrónicos, como smartphones e tablets.
Ao se tratar de um código, o termo QR Code está relacionado com sigla em inglês QR (Quick Response) "resposta rápida" em português e consiste numa matriz de pontos em preto e branco, sobre o qual é possível fazer um scan com um dispositivo móvel equipado com um leitor de QR Code, como uma câmara.
O uso de QR Codes permite que as informações sejam transmitidas de forma rápida e eficiente para os utilizadores, sem a necessidade de digitar ou escrever nada.
Ao fazer o scan de um QR Code, o utilizador pode ser levado diretamente a uma página da web, a um vídeo, a uma página de pagamento, a um perfil de rede social, entre outras possibilidades.
Os QR Codes são uma forma conveniente e versátil de partilhar informações com os utilizadores, sem a necessidade de muita interação ou esforço por parte dos utilizadores.
Desde que foi inventado o QR Code tem sido utilizado para as mais variadas funções, desde publicidade e marketing até pagamentos móveis, passando por identificação de produtos e acesso a informações adicionais em lojas e museus, fazendo uma ponte de ligação entre a comunicação online e a comunicação offline.
O bom exemplo do potencial do QR Code que conciliou inovação e tradição foi desenvolvido em Portugal, em 2012. Uma agência de comunicação para o Turismo de Portugal e para a Associação de Valorização do Chiado implementou o conceito de QR Code em calçada portuguesa com o objetivo de divulgar Lisboa enquanto destino turístico.
A ideia foi materializar um QR Code, uma das tecnologias com maior potencial do século XXI, com pedras de calçada portuguesa, uma das mais antigas tradições portuguesas. A mensagem inicial disponível em português e em inglês que aparecia ao entrar na experiência era "Acabou de ler o primeiro código QR do mundo feito em calçada portuguesa". Num segundo nível de informação foram acrescentadas informações turísticas e comerciais sobre a oferta cultural, gastronómica, hoteleira e de comércio no Chiado.
O sucesso do QR Code em calçada portuguesa foi de tal modo grande que atravessou o Atlântico e foi implementado, em 2013, no calçadão das praias do Rio de Janeiro, o que permite aos turistas ampliar o conhecimento sobre a cidade através de um novo recurso tecnológico.
Ao aproximar o smartphone, o utilizador poderá receber informações como a origem do nome da região ou a agenda de atividades turísticas, como os locais ideias para ver o pôr-do-sol no local ou visitar um museu próximo, ou ainda informações culturais, gastronómicas e comerciais.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS