Home > Artigos > Instrumentos de Cartografia para Elaboração de Mapas

05-04-2023

Instrumentos de Cartografia para Elaboração de Mapas

Instrumentos, Cartografia, Elaboração, Mapas


A cartografia é a ciência ou a prática de fazer mapas, cartas e representações gráficas da superfície da Terra e de outros corpos celestes. Tem sido por milhares de anos, e continua a ser, uma atividade fundamental para a humanidade.


Mapa:

Mapa é um produto cartográfico que pode ser definido como uma representação da superfície da Terra, ou de uma parte dela, que é feita em escala reduzida sobre uma superfície plana. Ver o artigo "Qual a Importância dos Mapas para a Cartografia?".


Tipos de Mapas:

Duma forma geral os tipos de mapas (mapas temáticos) são categorizados em função das informações que podem ser espacializadas e, desta forma, expressas num mapa.


Elementos Obrigatórios Aquando da Elaboração de Mapas:

Existem cinco elementos fundamentais que devem estar sempre presentes neste tipo de produção cartográfica para auxiliar na leitura, interpretação e compreensão dos símbolos e demais gráficos que a compõem, são eles:

 

  • Título

Ver o artigo Qual a Importância do Título do Mapa para a Cartografia?;

 

Ver o artigo Qual a Importância da Escala para a Cartografia?;


Ver o artigo "Qual a Importância da Orientação para a Cartografia?"; e

 

 

 

Instrumentos de Cartografia:

Ao longo da história, uma variedade de instrumentos foram utilizados para criar mapas e representar a terra e as suas características. Vejamos então alguns dos principais instrumentos de cartografia utilizados para elaboração de mapas:

É um instrumento que é usado para desenhar círculos e outros arcos. Na cartografia, o compasso é usado para desenhar os limites das áreas e para representar as curvas de nível. Ver o artigo "Qual a Importância do Compasso para a Cartografia?".

Instrumento antigo que é usado para medir a posição das estrelas e outros corpos celestes. Na cartografia, o astrolábio é usado para determinar a latitude e longitude de um local. Ver o artigo "Qual a Importância do Astrolábio para a Cartografia?".


A bússola é um instrumento que usa um ponteiro magnético para indicar a direção do norte magnético. Na cartografia, a bússola é utilizada para orientar o mapa e determinar a direção das coisas representadas no mapa. É um instrumento extremamente valioso para orientação ao trabalhar com mapas e fazer levantamentos em campo. Ver o artigo "Qual a Importância da Bússola para a Cartografia?".


É um instrumento que é usado para medir a altura dos corpos celestes acima do horizonte. Na Cartografia, o sextante é usado para determinar a latitude de um local. Ver o artigo "Qual a importância do Sextante para a Cartografia?"

 

Aparelho especificamente construído com o intuito de recolher dados sobre as correntes e as marés. Habitualmente instalado numa casinhota junto à costa, tem o intuito de medir o nível das águas do mar, cujo valor médio é utilizado como referência para a definição das altitudes e consequentemente das linhas / curvas de nível utilizadas em cartografia. As curvas de nível são linhas que conectam pontos de elevações iguais num terreno. São amplamente utilizadas em mapas topográficos para representar a forma e o relevo do terreno. Ver os artigos "Qual a Importância do Marégrafo e das Curvas de Nível para a Cartografia? Artigo 1 de 2 - Artigo 2 de 2"

 

Um teodolito é um instrumento ótico de precisão usado para medir ângulos horizontais e verticais. É frequentemente utilizado em levantamentos topográficos para determinar a posição exata de pontos na superfície da Terra. Uma estação total é uma evolução do teodolito, combinando recursos de medição eletrónicos e óticos. Este tipo de equipamento permite medir ângulos e distâncias de forma mais rápida e precisa, além de realizar cálculos computacionais. Ver o artigo "Qual a importância do Teodolito e da Estação Total para a Cartografia?".

 

A escala cartográfica é um elemento obrigatório dos mapas e corresponde à razão entre a sua representação gráfica no mapa e as dimensões na realidade da superfície / território. Uma régua com escala gráfica é utilizada para medir distâncias em mapas e cartas. Pode ser utilizada em diferentes escalas para determinar distâncias reais no terreno a partir das medidas no mapa.

 

O planímetro é um instrumento mecânico utilizado para medir áreas em mapas ou cartas e é especialmente útil para determinar a área de polígonos irregulares. "Qual a importância do Planímetro para a Cartografia?".

 

O transferidor é uma ferramenta simples utilizada para medir e desenhar ângulos em mapas e gráficos. "Qual a Importância do Transferidor para a Cartografia?"

 

As plotters são dispositivos de saída utilizados para imprimir mapas, cartas e gráficos em grandes formatos e em alta resolução. São frequentemente utilizadas para produzir cópias físicas de mapas criados digitalmente. "Qual a Importância dos Plotters para a Cartografia?"


Utilizadas para medir a profundidade dos oceanos, mares, lagos e rios, os ecobatímetros / sondas batimétricas ajudam a mapear a topografia subaquática e a criar mapas de elevações e profundidades.

 

Embora não seja exatamente um instrumento, a fotografia aérea ou aerofotogrametria é uma técnica importante na cartografia que envolve o uso de camaras para capturar imagens aéreas da superfície da Terra através de fotografias ou sensores remotos incorporados em aviões, drones ou satélites. As imagens digitais podem ser utilizadas para criar mapas detalhados do terreno (enventualmente tridimensionais) e, assim, facilitar o processo de mapeamento e análise da área fotografada.


A estereoscopia é uma técnica que utiliza pares de imagens aéreas para criar uma visão tridimensional do terreno. A recolha de imagens feita desta forma é valiosa para interpretação e análise de características geográficas em 3D.

 

O LIDAR (Light Detection and Ranging) é um sistema que usa pulsos de laser para medir a distância entre o sensor e o objeto ou superfície em questão. É amplamente utilizado em levantamentos topográficos e mapeamento de terrenos.


Sistemas que utilizam sensores inerciais (como acelerómetros e giroscópios) e que medem continuamente a posição, orientação e movimento de um equipamento / plataforma, como uma aeronave ou veículo terrestre. São frequentemente utilizados em levantamentos aéreos para obter dados geoespaciais com alta precisão. Os sistemas INS combinam informações de sensores inerciais com dados de posicionamento do GPS para fornecer informações de posição, orientação e movimento com alta precisão. Ver o artigo "Qual a Importância dos Sistemas Inerciais de Navegação para a Cartografia?".

 

O sistema de posicionamento global (GPS) é um sistema de navegação por satélite (uma rede de satélites americana) que fornece informações de posição em tempo real em qualquer lugar do mundo e permite determinar a localização exata de um objeto na Terra. Na cartografia, o GPS é utilizado para determinar coordenadas geográficas com alta precisão e, assim, a localização exata de pontos no mapa. Além do GPS, existem outros sistemas GNSS, como o GLONASS (Rússia), o Galileo (União Europeia) e o BeiDou (China). Todos esses sistemas de satélite fornecem informações de posicionamento global. Ver o artigo "Qual a Importância dos Sistemas GNSS para a Cartografia?".

 

Com o avanço da tecnologia, os computadores e os softwares de cartografia tornaram-se ferramentas essenciais para o processamento, análise e representação de dados geográficos.


Embora não sejam instrumentos de cartografia no sentido tradicional, são ferramentas populares que permitem explorar o mundo num globo virtual utilizando imagens de satélite e fotografias aéreas. São amplamente utilizados para visualização geográfica, histórica e análise básica. "Qual a Importância do Google Earth e Google Maps para a Cartografia?"


O SIG é um conjunto de ferramentas computacionais que permite a captura, armazenamento, análise, gestão e apresentação de dados georreferenciados. É uma ferramenta essencial na cartografia moderna, permitindo a criação de mapas temáticos e a realização de análises espaciais complexas. Ver o artigo "Qual a Importância dos Sistemas de Informação Geográfica para a Cartografia?".



Estes são alguns dos principais instrumentos utilizados na cartografia ao longo da história e no presente. Com o avanço da tecnologia, novos instrumentos, métodos e técnicas estão constantemente a ser desenvolvidos para melhorar o detalhe, a precisão, a exatidão e a eficiência da cartografia.

 

Instrumentos, Cartografia, Elaboração, MapasInstrumentos, Cartografia, Elaboração, MapasInstrumentos, Cartografia, Elaboração, Mapas

 

Cartogramas e a Visualização de Dados

A cartografia como disciplina inclui uma grande variedade de opções de análise, porque nos mapas é possível introduzir múltiplos tipos de informação que tenha uma relação com o espaço geográfico. Uma dessas opções de análise são os cartogramas. Um cartograma é uma modalidade específica da cartografia que consiste em representar um território indicando de maneira proporcional os valores de determinado assunto. O cartograma é uma forma de visualização de dados, de apresentação de informações quantitativas numa forma gráfica - Uma imagem vale por mil palavras.

 

Artigos Relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações