12-04-2023
História e Características do Marégrafo de Cascais
O sistema de medição do marégrafo foi construído em 1877 em Paris por J. Wagner e foi instalado em Cascais em 1882, tendo sido um dos primeiros sistemas de recolha de dados sobre o nível do mar instalados na Europa.
História
O aparelho foi especificamente construído com o intuito de recolher dados sobre as correntes e as marés. Funcionou experimentalmente durante cerca de um ano, sofrendo diversas remodelações para se adequar ao local em que foi instalado, tendo aí funcionado durante alguns anos.
Em 1895, como estava razoavelmente distante do mar e não permitia uma relha de dados muito fiáveis, foi transferido para a sua atual e definitiva localização.
O marégrafo de Cascais foi o primeiro equipamento deste género instalado no país, tendo sido fundamental para a obtenção do Datum Altimétrico, que funciona como "Zero de Referência" altimétrico, sendo todos os dados altimétricos de Portugal medidos a partir dos desta medição, que foi feita entre 1882 e 1938.
Características
Este Marégrafo tem um sistema de medição analógico que funciona com uma boia que está colocada num poço em que entra água, ligado diretamente ao mar. O movimento da boia é transmitido por um sistema de cordas e roldanas que está conectado ao sistema de medição, mais precisamente a uma caneta que regista numa folha de papel quadriculada.
Na folha as linhas verticais representam as 24 horas do dia e as linhas horizontais a altura do nível do mar (em metros) em relação à marca no bordo do poço. Esta folha está colocada num tambor que gira periodicamente devido a um sistema de relógio com autonomia de 4 dias.
O movimento deste tambor é cronometrado por um relógio acertado pelo Tempo Universal, coincidindo com a Hora Legal Portuguesa apenas durante o Horário de Inverno.
Os dados do marégrafo de Cascais são muito procurados por toda a comunidade científica, nacional e internacional, sendo enviados, por exemplo, para o Permanent Service For Mean Sea Level, já há mais de 120 anos.
Estes dados são posteriormente disponibilizados numa Base de Dados de acesso mundial e utilizados nos mais variados programas científicos. Um dos dados mais importantes que foi recolhido por este Marégrafo, identifica o aumento do nível médio das águas do mar ao longo do século XX (1,3 mm por ano).
Atualmente, o organismo responsável pelo Marégrafo de Cascais (e de Lagos) é a Direção-Geral do Território (DGT), estando todos os seus dados a ser digitalizados para serem devidamente estudados. Ao abrigo de um programa foi alvo de uma revitalização museológica e está aberto a visitas guiadas para escolas, fruto de uma colaboração com a Câmara Municipal de Cascais.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS