20-03-2023
As Primeiras Obras da Cartografia Portuguesa
As primeiras obras da cartografia terrestre portuguesa feitas de forma sistemática e não localizada surgem no século XVI.
Um dos primeiros e mais interessantes trabalhos foi o Livro das Fortalezas, datado de 1509, de Duarte dArmas - veja a última imagem do artigo representativa do Castelo de Mogadouro.
As restantes imagens são várias versões referentes ao mais antigo mapa de Portugal manuscrito de Fernando Álvares Seco, feito por ocasião da aclamação de D. Sebastião em 1557 e da embaixada a Roma para ganhar apoios para a defesa das nossas causas.
Curiosamente, o mapa apresenta uma particularidade: no topo surge o Oeste, em vez do Norte, pelo que Portugal figura na horizontal representado como a cabeça da Europa e nele se ilustra o povoamento, a rede hidrográfica e muitas centenas de topónimos, entre cidades, vilas e aldeias.
São raros os mapas portugueses desta época, sempre manuscritos, devido não só ao quase monopólio italiano da sua impressão, mas também por motivos relacionados com a defesa do segredo necessário aos nossos interesses.
Entretanto, muitos e diversos mapas foram elaborados, embora mais frequentemente voltados para as nossas conquistas além-mar e para o apoio à navegação que se desenvolveu de forma significativa nos séculos seguintes.
Só bastante mais tarde, um pouco por toda a Europa, com o aparecimento das novas tecnologias da ótica e das ciências matemáticas e geográficas é que surgiram no final do século XVIII os trabalhos cartográficos e geodésicos.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS