Home > Artigos > O que é um Satélite - Natural e Artificial?

06-03-2023

O que é um Satélite - Natural e Artificial?

O que é, Satélite, Natural, Artificial, Lua, Terra


Satélite é um corpo que acompanha ou gira em torno de outro, observado principalmente no campo da astronomia, seja ele natural ou artificial.


Do ponto de vista da astronomia, um satélite natural é tudo aquilo que orbita algo de maior tamanho, desde um planeta anão até galáxias inteiras (que orbitam outras de maior dimensão e força). A Lua, por exemplo, é o satélite natural da Terra.

 

Já no campo da astronáutica (ciência que desenvolve máquinas que ocupam a atmosfera terrestre e o espaço), os satélites artificiais são estruturas, objetos, equipamentos construídos pelo homem que, após serem lançados no espaço, costumam estar em órbita dos planetas e que servem para recolher dados e mapear a superfície (fazendo fotografias da geografia do planeta, por exemplo), além de transmitir informações para todos os cantos do mundo e do Universo.

 

O que é, Satélite, Natural, Artificial, Satélite, Planeta, Marte

 

Estes equipamentos tornaram-se fundamentais para utilização de tecnologias na Terra, comunicação e estudos sobre o planeta. Atualmente, sinais de rádio, televisão, internet e telefone, por exemplo, são transmitidos através de satélites que orbitam a Terra. O GPS (Global Positioning System - GNSS predominante e mundialmente mais conhecido) é um exemplo de tecnologia que necessita das informações transmitidas pelos satélites para que possa funcionar corretamente.

 

Um satélite é formado por vários componentes, chamados de subsistemas básicos. Entre os principais está o subsistema de energia, responsável pela captação de energia solar pelos painéis, conversão e distribuição para que os restantes subsistemas possam funcionar. Outro subsistema igualmente importante é o relacionado com as antenas de comunicação que, por exemplo, recebem e emitem informações para as centrais de controlo em terra. Cada um destes subsistemas é criado e testado individualmente, para depois serem reunidos na fase de montagem do satélite. Após esta fase e antes do lançamento, uma série de testes rigorosos são realizados, em situações que simulam o espaço.

 

O que é, Satélite, Natural, Artificial, Subsistemas, Secções

 

Concluídos e superados os testes de qualidade e funcionamento, os satélites são lançados para o espaço a partir de foguetes e veículos de lançamento espaciais sem tripulação geralmente constituídos por 3 Secções que sequencialmente se vão soltando após o lançamento:

  • 1ª Secção - contém o combustível necessário para que o veículo e o satélite cheguem ao espaço. Atingida uma determinada altitude desprende-se e cai no oceano ou zona deserta. A SpaceX já lança (e aterra) foguetão reutilizável com sucesso;
  • 2ª Secção - onde o combustível é queimado para que o veículo chegue à órbita escolhida para o satélite;
  • 3ª Secção - espécie de cápsula que armazena o satélite até ser libertado no espaço quando o veículo atinge a órbita definida.
 

Artigos Relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações