27-02-2023
Cidades Inteligentes - Criação de Sistemas Integrados de Suporte à Gestão Autárquica
Cada vez mais, as autarquias e as principais cidades do mundo lutam para se transformarem em espaços mais inovadores através da adoção das mais recentes Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
As autarquias mais atentas às novidades tecnológicas procurar tirar partido dessas inovações para acelerar o processo de edificação de Cidades Inteligentes, capazes de promover uma utilização responsável dos espaços públicos, de proporcionar aos seus cidadãos e visitantes um estilo de vida mais saudável e mais sustentável.
As cidades sempre foram e serão importantes. Os últimos estudos sobre este tema mostram que existe um contínuo êxodo rural. Mais de metade da população mundial vive em grandes centros urbanos e, nas próximas décadas, esta percentagem tem tendência para continuar a crescer.
Tal sucede, porque são espaços que agregam múltiplos e diversificados serviços. Espaços para onde converge muita da atividade humana e onde se espera que esteja presente o melhor nível de vida dos territórios que representam e lideram, quer do ponto de vista económico, quer político, social, cultural, ou ambiental.
Esta forte concentração da população nestes grandes espaços urbanos coloca um conjunto de desafios à gestão autárquica, nomeadamente no que respeita ao acesso a serviços, à poluição, circulação automóvel, ou habitação.
Gerir esta realidade, assegurando as condições indispensáveis para uma vida digna, com qualidade, é um desafio que só as TIC poderão ajudar a resolver. Espera-se que as cidades inteligentes assegurem uma melhor exploração da informação e dos recursos existentes que garantam a melhor qualidade de vida possível para a sua população e visitantes.
Existem inúmeros casos de sucesso aplicados à gestão das múltiplas e diversificadas necessidades das cidades cada vez mais digitais, mais inteligentes e em constante crescimento. Existem 10 áreas nas quais as cidades inteligentes se destacam:
O que são Cidades Inteligentes?
Segundo a UE consiste num conjunto de sistemas e de pessoas que interagem de forma inteligente usando energia, materiais, serviços e recursos de forma sustentável. Uma espécie de simbiose entre sistemas, pessoas, processos e dados que interagem em sintonia e harmonia, procurando garantir o desenvolvimento sustentável dos espaços urbanos.
Por outras palavras, podemos dizer que as cidades inteligentes são aquelas que investem em Tecnologia para criarem Sistemas Integrados de Suporte à Gestão Autárquica Local suportados em Informação Geográfica capazes de proporcionar aos seus cidadãos uma melhor qualidade de vida e sustentabilidade dos espaços, uma melhor relação entre a Administração Central / Local e a população das Autarquias Locais.
O alcançar do estatuto de Autarquia / Cidade Inteligente, habitualmente, envolve a evolução, passagem pelas seguintes 4 grandes etapas:
A Cidade tem presença e disponibiliza informação na web;
Governo eletrónico local e integração dos níveis de serviço e informação;
Cidade Digital e integração da comunidade e infraestrutura digital;
Cidade Inteligente e federação de serviços e informação.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS