Home > Artigos > Deteção Remota na Atividade Mineira

10-02-2023

Deteção Remota na Atividade Mineira

Deteção, Remota, Atividade, Mineira


Em particular para a atividade de mineração ou extração de inertes, a deteção remota, seja por satélite, seja por drone, tem bastante importância nas etapas “antes”, “durante”, e “após”, num fluxo que é muito fácil de perceber.


ANTES

A deteção remota oferece um excelente suporte ao planeamento, tomada de decisão e monitorização ambiental durante todo o ciclo de vida da mineração, desde a prospeção e exploração mineira até à recuperação da mina.

 

Em primeiro lugar, os dados pelos diferentes sensores podem ser processados e usados quer para apoiar a prospeção mineira, quer para se ser mais eficiente na utilização e eventual redução da área de exploração.

 

As imagens remotas são a base para o mapeamento da cobertura do solo, a qual fornece informações essenciais sobre o ambiente em que a área de interesse está localizada. Com isso focamo-nos em pontos tão importantes como sejam a disponibilidade de estradas de acesso, as vedações existentes ou em falta, edificado presente no local, pequenos caminhos e aceiros, etc. Com base nessa informação a etapa de planeamento pode ser preparada com muito maior celeridade, fazendo-se um muito melhor uso do tempo.

 

Indo mais além, a deteção remota ajuda-nos estimar o impacto de um projeto de mineração no meio ambiente envolvente, não só ao nível da natureza, mas também ao nível social, de uma forma clara e factual.

 

DURANTE

Por outro lado, graças às imagens de satélite, é possível detetar deslizamentos de terra e coberto rochoso alterado, ou seja, ameaças potenciais a pessoas e infraestruturas. Numa etapa posterior, a monitorização constante dos projetos de mineração e a análise de dados de séries temporais permitem-nos detetar atempadamente alguns problemas, antecipando soluções para os mesmos antes que seja tarde demais. Por este ponto de vista percebemos que a deteção remota é uma tecnologia com impacto significativo na segurança dos trabalhadores, por um lado, e das pessoas que habitam na vizinhança dessas explorações, por outro.

 

Os dados disponibilizados, numa perspetiva mais óbvia, permitem quantificar o movimento global de material numa mina (quer seja no progresso da exploração, quer seja no transporte para o exterior) para dar suporte ao planeamento e relatórios de longo prazo. Torna-se também muito mais fácil quantificar as existências de material extraído, em processamento, ou a transportar, fornecendo mais uma fonte de dados fidedigna; estes dados podem então ser cruzados com os provenientes de outras fontes tradicionais, permitindo uma imediata aferição da exatidão das diferentes formas de medição.

 

APÓS

A utilidade dos dados de satélite continua mesmo após o encerramento da mina. A recuperação do espaço utilizado por uma mina, e a sua devolução à utilização pública, é um processo vivo que requer tanto planeamento como monitorização.

 

A monitorização das áreas reclamadas, após o término da atividade de mineração é essencial, por exemplo, no tratamento dos fenómenos de assoreamento provocados pelas lamas originadas durante a operação.

 

A deteção remota é também essencial em muitos outros aspetos, por isso é necessário utilizá-la adequadamente para evitar complicações indesejáveis, conseguindo assim agir em harmonia com o meio ambiente e prevenir desastres graves.

 

Deteção, Remota, Atividade, MineiraDeteção, Remota, Atividade, Mineira


Artigos relacionados:

 

 

 

👉 Follow @niuGIS


RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações