01-02-2023
O que é um SIG e a Visualização Multicamada da Informação
Os campos de implementação preferenciais dos Sistemas de Informação Geográfica incluem o ordenamento do território, gestão de equipamentos, modelação de ecossistemas, fiscalização e controlo de usos de solo, arranjos paisagísticos e análise de impactos ambientais, planeamento de transportes e infraestruturas, gestão de redes, entre muitos outros.
Ao tentar encontrar uma definição de SIG, deparamo-nos com algumas dificuldades, não só porque existirem diferentes formas para definir e clarificar objetos e conceitos, mas também porque é um conceito utilizado por um número muito diversificado e heterogéneo campo de áreas disciplinares.
Das várias definições possíveis optamos por definir um Sistema de Informação Geográfica (Geographic Information System - GIS, do acrónimo em inglês), como um sistema de equipamentos, programas informáticos e procedimentos que visam acima de tudo reunir as ferramentas de recolha, armazenamento, tratamento, análise, modelação, simulação, monitorização, visualização e disponibilização de dados geográficos essenciais no suporte à gestão e à tomada de decisão de fenómenos que ocorrem no território.
Os Municípios e as Cidades Inteligentes ao adotarem os SIG permitem aos seus utilizadores (serviços públicos, municípios, cidades, cidadãos), uma visualização multicamada da informação. O processamento dos dados e a posterior disponibilização visual de informação em várias camadas permite não só uma melhor compreensão da localização e dos acontecimentos, mas também solucionar problemas complexos pela fácil visualização dos dados / informação e a interpretação das inter-relações existentes.
Os SIGs como o niuGIS permitem ainda, integrar, gerir e analisar diferentes tipos de informação (mapas, imagens e textos) de forma a extrair resultados úteis para as diferentes áreas de estudo e aplicações. Toda a informação é armazenada em bases de dados, em que os objetos ou fenómenos do mundo real são caracterizados por atributos espaciais e não espaciais e organizados de forma consistente e padronizada (Diretiva INSPIRE) para que possam ser analisados para responder a muitas questões sejam elas simples ou complexas.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS