27-01-2023
O que é e Onde Fica o Cristo Redentor?
O Brasil também tem a sua marca entre as 7 Maravilhas do Mundo Moderno. O Cristo Redentor é uma estátua que retrata Jesus Cristo e fica no topo do morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da maravilhosa cidade do Rio de Janeiro.
Em 1859, o padre Pierre-Marie Boss estava na janela da Igreja do Colégio da Imaculada Conceição, situado na praia de Botafogo e, ao ver o monte Corcovado, teve a ideia de construir um monumento em honra da Princesa Isabel, filha do imperador Pedro II.
A ideia foi ganhando corpo e o Círculo Católico do Rio de Janeiro acabou por conseguir as doações necessárias para colocar a ideia em prática no início do século XX. Foram dadas três opções de local para abrigar o monumento: Morro do Corcovado, Morro de Santo António e o Pão de Açúcar. Foram apresentados três projetos e eleito o de Heitor da Silva Costa.
A conceptualização da estátua começou em França a partir de 1922 através de uma colaboração entre os brasileiros Heitor da Silva Costa e Carlos Oswald, os franceses Paul Landowski e Albert Caquot e o romeno Gheorghe Leonida. A montagem e construção efetiva teve início em 1926 e levou cinco anos para ser concluída no Corcovado.
A estátua foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931 e é considerada a maior escultura de Art Déco do mundo. Foi feita de concreto armado e pedra-sabão, pesa 1145 toneladas, tem 30 metros de altura, um pedestal de 8 metros e os braços estendidos / abertos do Cristo Redentor estão a 709 metros acima do nível do mar e alcançam no total 28 metros.
Símbolo do cristianismo brasileiro, o monumento é parte de um santuário católico e a Arquidiocese do Rio de Janeiro administra a estátua e o platô do mirante, além de também ser responsável pela manutenção e pelas celebrações na área. O direito de gerir o local foi concedido à Arquidiocese do Rio na década de 1930, mas o acesso à estátua é realizado através do Parque Nacional da Tijuca, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Desde 2006 que passou a ser considerado um santuário católico e na base da estátua existe uma capela, dedicada a Nossa Senhora da Aparecida.
O Cristo Redentor tornou-se um símbolo da cidade carioca, um ícone cultural e um cartão postal do Rio de Janeiro, do Brasil e da América Latina como um todo, sendo retratado em múltiplos filmes, na televisão e em músicas. O monumento é um importante ponto turístico, faz parte do atual Parque Nacional da Tijuca e em dados de 2019, recebia cerca de dois milhões de visitantes por ano. Desde 2012 que o Cristo Redentor é considerado Património da Humanidade pela UNESCO.
Curiosidades sobre o Cristo Redentor
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS