20-01-2023
O que é e Onde Fica o Taj Mahal?
O Taj Mahal é um suntuoso e famoso mausoléu construído numa pequena cidade da Índia. A construção foi eleita património mundial pela Unesco em 1983 e também está na lista de uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, desde 2007.
O Taj Mahal está localizado na cidade de Agra, junto ao rio Yamuna. Agra está a cerca de três horas da capital, Nova Déli.
A história do Taj Mahal tem início em meados do século XVII, quando o imperador mongol Shan Jahan ordenou a sua construção para honrar a memória da sua 3ª esposa: Aryumand Banu Begam.
Aryumand Begam era uma princesa persa e a preferida do imperador. Casaram-se em 1612 e ficaram juntos por 19 anos. Ela morreu ao dar à luz ao 14.° filho do casal.
A morte abalou tanto o imperador que este sentiu a necessidade de construir algo imponente em homenagem à sua bela esposa e assim surge o luxuoso mausoléu construído em mármore branco em meados do século XVII (entre 1630 e 1652) a mando do imperador Shan Jahan que ainda hoje representa uma das maiores provas de amor do mundo.
O Taj Mahal levou cerca de 20 anos para ser construído. A construção teve início em 1631 e foi concluída em 1648. O monumento foi feito em mármore branco, contém inscrições retiradas do alcorão e tem incrustado pedras preciosas (jade, ametista, turquesa, lápis-lazúli, cristal, ouro) e contou com a força de mais de 20 mil homens trazidos de várias cidades do Oriente.
No local é possível ver um belo jardim em todo o seu redor e tem também um imenso espelho de água no qual se reflete a beleza do mausoléu.
O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes. O imperador Shah Jahan acabou por morrer poucos anos depois da conclusão do Taj Mahal, em 1666, e foi sepultado dentro do mausoléu, ao lado da sua esposa.
Desenho - Elementos formais (ver imagem)
Os elementos formais e decorativos são empregues repetida e consistentemente por todo o complexo, unificando o vocabulário estético. As principais características do mausoléu refletem-se no resto da construção:
1. Pináculo: remate ornamentado das cúpulas habitualmente utilizado nos pagodes asiáticos igualmente;
2. Decorações de lótus: esquemas cujo motivo é a flor de lótus, esculpidos nas cúpulas;
3. Amrud: Cúpula em forma de cebola, típica na arquitetura islâmica e que, mais tarde, seria adotada na Rússia;
4. Tambor: base cilíndrica da cúpula, que serve de apoio e transição formal sobre o resto do edifício;
5. Guldasta: agulha decorativa fixa no rebordo das balaustradas;
6. Chattri: galeria de colunas e cúpula, utilizado principalmente em monumentos de carisma comemorativo;
7. Cenefas: painéis esculpidos sobre as arcadas;
8. Caligrafia: escritura estilizada de versos do Corão sobre as principais arcadas;
9. Arcadas ou portais: também denominados pishtaq (palavra persa para os portais);
10. Dados: painéis decorativos sobrepostos sobre as paredes da fachada frontal do edifício.
Curiosidades sobre o Taj Mahal
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS