06-01-2023
O que é e Onde Fica a Pirâmide de Chichén Itzá?
Chichén Itzá foi declarada Património Mundial da UNESCO em 1988 e considerada uma cidade histórica pré-colombiana que foi construída no município de Tinum, no estado e península de Yucatán, no México. Considerada como uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, a cidade foi construída no final do período clássico pela Civilização Maia, mas sofreu grandes influências culturais dos Toltecas.
O local, uma das 7 maravilhas do mundo moderno, foi a capital do povo Maia, e por isso tão importante para a história do país. A cidade era um dos maiores centros urbanos dos Maias e provavelmente uma das grandes cidades míticas, ou Tollans, referidas na literatura mesoamericana. Chichén Itzá teve a população mais diversa do mundo Maia, um fator que contribuiu para a variedade de estilos arquitetónicos encontrados no local.
A cidade de Chichén Itzá foi abandonada e reconstruída 300 anos mais tarde, quando se tornou o centro da cultura Maia e a cidade mais importante do nordeste de Yucatán.
A influência Maia na cidade de Chichén Itzá fez-se presente entre os anos de 750 e 1200 aproximadamente. Foi uma das grandes cidades mesoamericanas, sendo marcada por um comércio próspero e um importante centro militar e também religioso naquela região.
Durante a era de ouro de Chichén Itzá, a cidade experimentou um período de forte crescimento económico e tornou-se o centro financeiro de Yucátan. As rotas de comércio possibilitaram a obtenção de ouro e outros recursos minerais para a região. Após o período de ouro, acredita-se que Chichén Itzá entrou em declínio, mas alguns estudiosos sugerem que a região não foi completamente abandonada, já que os cenotes foram usados como local de peregrinação durante o extermínio do povo Maia.
Talvez pela proximidade de uma das cidades mais visitadas pelo turismo (Cancún), cerca de 2,5 milhões de turistas visitam as ruínas todos os anos. O sítio arqueológico Maia Chichén Itzá é dividido em Chichén Antiguo e Chichén Itzá. Em Chichén Antiguo pode encontrar 6 Ruínas e em Nova Chichén ou Chichén Itzá cerca de 20 Ruínas Maias, perfazendo um total de 26 Ruínas Maias para ver.
Entre os monumentos que compõem o sítio arqueológico, destaque para a pirâmide El Castillo, também conhecida como Templo de Kukulcán, o deus serpente. Durante os equinócios de primavera e outono, o sol faz uma sombra na pirâmide que se assemelha à uma serpente plumada deslizando pela escada. A construção foi realizada entre os séculos IX e XII, tem uma altura de 24 metros e a estrutura e composta por 365 degraus, o mesmo número de dias de um ano solar.
Outros monumentos igualmente dignos de destaque são o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros. O sítio arqueológico de Chichén Itzá é atualmente um dos locais mais visitados no México.
Linha do tempo de Chichén Itzá
435 - 600
Fundação da cidade.
Chegada a Chichén Itzá pelos Itzáes, grupo maia originário de Campeche ou Tabasco. Fundação e primeiros assentamentos na cidade.
600 - 918
Período de estilo Puuc.
Primeiro apogeu da cidade e construção dos edifícios de Chichén Viejo, de influência artística Puuc. No final deste período ocorreu o primeiro abandono da cidade.
918 - 987
Aumento da população tolteca.
A população de Champotón, de cultura tolteca e influência mexicana, chega a Chichén Itzá, que introduz o culto a Kukulcán na cidade.
987-1194
Liga Mayapán.
As cidades de Uxmal, Mayapán e Chichén Itzá estabelecem uma aliança militar liderada por Chichén Itzá.
1194-1200
Declínio de Chichén Itzá.
Existe um confronto entre as cidades da Liga. Chichén Itzá é derrotado e Mayapán impõe sua hegemonia.
1250
Abandono de Chichén Itzá.
A cidade foi abandonada, embora o seu poder como centro de peregrinação religiosa perdurasse até o século XVI.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS