05-01-2023
Rede de Distribuição de Conteúdos - CDNs Públicos
Content Delivery Network (CDN), sigla inglesa para rede de distribuição de conteúdos, designa um grupo de servidores distribuídos geograficamente a trabalharem em conjunto para oferecer uma rápida entrega de conteúdos pela Internet.
Antigamente, carregar estilos e scripts de uma CDN pública era uma 'prática recomendada' e uma ótima maneira de acelerar instantaneamente o carregamento das páginas web, otimizar o armazenamento em cache e reduzir custos.
Por exemplo, os sites novageo.eu e comunidade.global partilham recursos javascript, ao entrarmos no primeiro site o browser carrega a CDN desses recursos e guarda-os em cache e ao entrar no segundo site já tem os recursos disponíveis e fica mais rápido a navegação.
Atualmente, com o particionamento de cache, os browsers já não partilham recursos entre diferentes domínios. Os fluxos paralelos do HTTP/2 também eliminam os benefícios de ter recursos distribuídos.
Também foram levantadas algumas questões de segurança pela possibilidade de adicionar código malicioso a bibliotecas JavaScript, e de privacidade pela analise de utilização das CDNs.
Outra questão relevante é o facto das CDNs poderem ficar inacessíveis, quando um site em produção depende de uma CDN pública gratuita, as garantias são zero e o controlo sobre a CDN é nulo.
Uma boa ideia é hospedar as próprias dependências, desta forma tem-se controlo sobre tudo o que as aplicações necessitam e assim tornam-se resilientes a recursos ausentes. Adicionar cache diretamente à frente das aplicações, disponibilizando o conteúdo com um proxy reverso de cache aumenta o desempenho.
Artigos relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS