03-01-2023
Sistemas de Informação Geográfica e as Cidades Inteligentes
Os Sistemas de Informação Geográfica ou SIG são atualmente considerados como uma excelente ferramenta para ordenar, classificar e planear as cidades, os municípios e as comunidades intermunicipais.
Existem inúmeros casos de sucesso desta tecnologia de informação e comunicação aplicada à gestão das múltiplas e diversificadas necessidades das cidades cada vez mais digitais, mais inteligentes e em constante crescimento.
Ao longo das últimas décadas, a quantidade de dados gerados nas cidades tem crescido de forma exponencial (BIG Data). O surgimento da Internet aumentou de forma abrupta a quantidade de dados produzidos e a popularização da IoT (Internet das coisas) e o acesso a dados de satélite, fez-nos rapidamente saltar da era do terabyte para a era do zettabyte.
Os sistemas de informação não só permitem captar as informações da cidade de forma mais eficiente, como também oferecem informações em tempo real aos cidadãos, permitindo-lhes melhorar a sua qualidade de vida e as suas decisões do dia-a-dia.
As TIC são cada vez mais o principal suporte de gestão das cidades inteligentes, assim como o planeamento urbano tradicional era há alguns anos.
As cidades e os municípios são entidades geradoras de uma quantidade colossal de dados tornando crítico não só o seu adequado armazenamento, mas também o tratamento e gestão da informação capaz de facilitar o processo de tomada de decisões das cidades / municípios.
Todos os dados recolhidos têm uma coordenada no espaço, no território e suportado em SIG a recolha e tratamento de informação devidamente georreferenciada permite leituras espaciais (evolutivas, cruzadas, preditivas) mais fáceis e claras.
Os SIG visam não só compilar informação útil onde a mesma está relativamente clara, mas também trabalhar o BIG Data e as correlações e cruzamento de dados complexos, no recorte de dados estruturados, não estruturados e multiestruturados.
Os SIG permitem-nos aumentar e diminuir o zoom, aumentar e diminuir a escala, ver a árvore ou a floresta. As cidades, os municípios, as comunidades intermunicipais inteligentes visam aprimorar a tecnologia da informação e cada vez mais os SIG para melhor perceber quais os comportamentos das empresas e da população, para melhor gerir o que nela acontece no presente e melhor planear os passos futuros.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS