02-01-2023
Novas Estradas Mapeadas Recorrendo a Inteligência Artificial
Todos sabemos que no Open Street Maps (OSM) está a maior rede de estradas do mundo, cartografada por voluntários que oferecem o seu tempo e o seu conhecimento para melhorar aquilo que passa a ser do domínio público.
Sempre que queremos saber, com um alto grau de certeza, quais as vias de comunicação de um qualquer lugar mais recôndito, podemos confiar no OSM, pois a informação que lá está é, seguramente, mais fidedigna e mais atualizada do que a de outras fontes, como o Bing Maps ou o Google Maps (os quais consultam o OSM para aferirem a qualidade dos seus próprios dados).
Mas as tecnologias evoluem, permitindo que se considerem novas formas de análise das imagens, as quais levam a novas conclusões. Os mais recentes avanços na inteligência artificial permitem que, olhando com outros olhos para as imagens já existentes, se descubram outras peças de informação que tinham passado despercebidas de outra forma.
Foi isto que a Microsoft fez, com o recurso a uma rede neuronal, o que lhe permitiu detetar 1.16 milhões de quilómetros de novas estradas, espalhadas por todo o mundo, utilizando como fonte as imagens recolhidas entre 2020 e 2022. Estes 1.16M Km não constam da rede desenhada no OSM pelos cartógrafos voluntários, e foram sujeitos a testes que permitem atingir um nível de confiança de 95%.
Este conjunto de novos dados da rede rodoviária é útil para uma grande variedade de aplicações, pois ter um mapa preciso de estradas rurais e urbanas é condição necessária para um planeamento eficaz, permitindo economias de tempo e recursos preciosos ao tentar encontrar opções de acesso a áreas remotas. Desta forma torna-se mais fácil detetar zonas onde possam existir, com maior probabilidade, pessoas em situações de vulnerabilidade.
O conjunto completo de estradas agora está disponível, não só para os utilizadores do Bing Maps, mas também partilhado no Github com a comunidade de dados abertos e está disponível gratuitamente para download e uso sob a Open Data Commons Open Database License (ODbL).
Artigos relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS