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29-12-2022

Diferenças entre UX e UI

Diferenças, UX, UI


Ao falar-se de UX (User Experience) e UI (User Interface), é muito comum confundir-se os dois termos até porque andam obrigatoriamente de mãos dadas e têm objetivos que se convergem.


Comecemos por um exemplo, o nosso homebanking. Como é normal, este tipo de sites requer que se transmita 100% segurança na sua utilização, que visualmente seja agradável, que a informação esteja bem organizada e que nos apareça de forma rápida, com passos simples e intuitivos, como quando vamos a um multibanco ou ao balcão falar diretamente com o nosso gestor de conta.

 

No exemplo anterior, sempre que falamos em aspetos sobre a aparência do site, sobre os elementos com que o utilizador interage, e como estes conseguem influenciar a navegação do utilizador estamos a falar de UI. Por outro lado, sempre que falamos, da maneira como chegamos a determinada informação (por vezes autênticos labirintos) ou se temos de fazer muitos ou poucos cliques para simples ações como consultar os movimentos ou fazer transferências, estamos a falar de UX. Não interessa uma aparência agradável (UI) porque se o seu funcionamento (UX) for complicado, de certeza que ninguém vai querer voltar a repetir a experiência.

 

Diferenças, UX, UI

 

Características:

 

UI - User Interface

  • O foco será sempre uma interface amigável sobre os elementos e na utilização do produto num caminho que permita atingir o objetivo esperado;
  • Design visual agradável, flexível, simples e minimalista;
  • Fonte do texto de simples leitura e cores que não firam a vista;
  • Consistência e padrões nos diversos elementos do site;
  • Informações claras e estritamente necessárias e com palavras conhecidas pelo público alvo;
  • 'Status' do sistema sempre visível, liberdade do utilizador errar, reconhecer e recuperar desses erros;
  • Especialista em mockups.

 

UX - User Experience

  • O foco é tornar o caminho agradável e satisfatório na utilização do produto para que o utilizador tenha vontade de repetir a experiência sempre que for preciso;
  • Funcionalidade e usabilidade;
  • Acessibilidade e satisfação na utilização;
  • Orienta o caminho do utilizador;
  • Planeia e define uma boa organização da informação;
  • Permite a conclusão dos objetivos;
  • Especialista em wireframes.

 

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