26-12-2022
O que é o Índice de Área Construída?
As imagens da terra captadas por satélite são idealmente usadas para monitorar e detetar as mudanças na cobertura do solo, as quais ocorrem frequentemente em áreas urbanas e periurbanas, sendo uma das consequências da urbanização intensiva.
Converter imagens de satélite em mapas de cobertura da terra, usando os métodos existentes de interpretação manual e classificação de imagens paramétricas, é um processo demorado.
Esta necessidade fez surgir um novo método, denominado Índice de Construções por Diferença Normalizada (NDBI, do inglês Normalized Difference Built up Index) para automatizar o processo de mapeamento de áreas construídas. Aproveita-se a resposta espectral única de áreas construídas, comparando-as com os outros tipos de coberto da terra.
Os resultados obtidos têm uma precisão de 92,6%, o que nos permite afirmar que este índice pode ser usado para cumprir o objetivo do mapeamento de forma confiável. Comparado com o método de classificação de máxima verossimilhança, o NDBI proposto pode servir como uma alternativa viável para mapear áreas edificadas de forma rápida e objetiva.
Este índice destaca as áreas urbanas onde normalmente há uma maior refletância na região do infravermelho de ondas curtas (SWIR), em comparação com a região do infravermelho próximo (NIR). As aplicações incluem previsões de escoamento de bacias hidrográficas e planeamento de uso da terra.
NDBI=(SWIR-NIR)/(SWIR+NIR)
O NDBI foi originalmente desenvolvido para uso com as bandas 5 e 4 do Landsat TM. No entanto, funcionará com qualquer sensor multiespectral com uma banda SWIR entre 1,55-1,75 µm e uma banda NIR entre 0,76-0,9 µm.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS