19-12-2022
Satélite MTG-I1 - Uma Nova Era na Previsão do Tempo
Na semana passada, a EUMETSAT em parceria com a Agência Espacial Europeia (EAS), colocou em órbita um novo satélite que visa a realização de observações cruciais para a deteção precoce e previsão de tempestades severas de rápido desenvolvimento, previsão meteorológica e monitorização climática.
O Satélite, MTG-I1, é o primeiro de uma nova geração de satélites meteorológicos com instrumentos mais avançados e precisos para monitorização e previsão de eventos climáticos severos, como tempestades, raios, neblina e incêndios florestais. A previsão do tempo deve entrar numa nova era com a colocação no espaço deste satélite de próxima geração.
O Satélite MTG-I1 tem cerca de onze toneladas, estará numa orbita posicionada a 36.000 km da terra e irá gerar imagens da Europa e do Norte de África a cada 10 minutos, mais rápido do que era possível até agora, maior resolução e detalhes mais precisos.
Estes dados ajudarão os meteorologistas a enfrentar um de seus principais desafios previsões oportunas e precisas de eventos climáticos severos em rápido desenvolvimento para que cidadãos, socorristas e autoridades civis possam tomar as medidas apropriadas.
O gerador de imagens de raios do satélite mapeará continuamente os relâmpagos entre as nuvens e das nuvens ao solo, o que é inédito na Europa com benefícios significativos para a segurança da comunidade e da indústria da aviação.
Tal como o nome indica, o Meteosat Third Generation Imager-1 é a 3ª geração da classe Imager, contudo trata-se do primeiro de uma gama de 6 satélites que tem como objetivo revolucionar as previsões meteorológicas de curto prazo na Europa.
A constelação Meteosat de Terceira Geração será composta por dois satélites de imagem e por um satélite de sondagem. O MTG Sounder 1, tem lançamento previsto para 2024.
Mais informações sobre o MTG-I1 podem ser encontradas clique aqui.
A brochura contendo fatos e números e outras informações sobre o sistema MTG pode ser encontrada clique aqui.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS