16-12-2022
O que é e Onde Fica o Coliseu de Roma?
Considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, as elites de Roma afirmavam que o Império duraria exatamente o mesmo que o seu monumento mais emblemático: o Coliseu. Enquanto o monumento estivesse de pé, a providenciar pão e circo à multidão, nada haveria a temer.
Diz-se que o nome Coliseu surgiu porque foi construído sobre o lago da casa de Nero que contava com uma grande estátua do imperador chamada de Colosso.
O Coliseu de Roma ou Anfiteatro Flaviano (a Dinastia Flaviana estava no poder quando foi construído) é um grandioso monumento histórico e arquitetónico de formato cilíndrico / oval que está localizado no centro da capital de Itália: Roma.
No total, foram seis anos para erigir um dos mais emblemáticos símbolos do Império Romano. Este património histórico mundial revela a habilidade e as diversas técnicas utilizadas pelos arquitetos, engenheiros e construtores da Roma Antiga e por isso, considerado um dos maiores exemplos da arquitetura romana. O Coliseu foi incluído pela UNESCO na lista dos Patrimónios da Humanidade e em 2007 eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
O gigantesco edifício, ainda impressionante 2000 anos após a sua construção, tinha capacidade para 50 a 80 mil espetadores e foi inaugurado no século I ano +/- 80 d.C, no império de Tito.
Quando foi inaugurado pelo Imperador Tito, foram realizados 100 dias de jogos nas arenas. O espaço foi utilizado para combates de gladiadores, com ou sem animais selvagens pelo meio, execuções públicas, simulações de batalhas marítimas ou dramas baseados na mitologia clássica.
A intenção principal era o entretenimento do povo, ou seja, um local para os espetáculos públicos e a luta dos gladiadores romanos. Alguns eventos realizados no Coliseu contavam com cenários produzidos e muitos estavam baseados na mitologia romana.
O Coliseu de Roma foi utilizado para entretenimento durante 5 séculos. No século V, Roma foi atingida por um terremoto que afetou a estrutura do local sendo posteriormente restaurado.
Séculos depois, foi utilizado como base militar e durante a Renascença (a partir do século XV) o local foi diversas vezes saqueado, perdendo-se assim grande parte dos seus artefactos valiosos.
Embora parcialmente arruinado, o Coliseu construído na Antiguidade é ainda um símbolo da Roma Imperial. O Coliseu de Roma atualmente é uma das atrações turísticas mais populares da capital italiana e tem também conexões com a Igreja Católica Romana, pois a cada Sexta-feira Santa, o Papa guia a Via Crúcis que começa na área em torno do Coliseu.
Curiosidades sobre esta Maravilha do Mundo Moderno
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS