09-12-2022
O que é UI - User Interface e Qual a sua Importância?
Na sequência do artigo publicado no passado dia 15 Nov22 A Importância da UX nas Aplicações, hoje publicamos um artigo relacionado sobre User Interface, conceitos que muitas vezes se confundem.
Interface de utilizador ou user interface (UI) é um processo de construção de interfaces e de tudo o que é necessário para que os utilizadores se relacionem da melhor maneira com as aplicações.
Tem como objetivo oferecer uma boa usabilidade e a melhor experiência de qualidade, onde o foco é o caminho que o utilizador percorre, de modo que seja o mais natural possível, e de como se guia dentro da interface. Não basta estar tudo bonito e visualmente agradável. O UI vai além do aspeto visual e preocupa-se com o que é necessário para que o utilizador tenha sempre um fio condutor com princípio meio e fim.
Quando um utilizador nem se apercebe de constrangimentos, quando tudo flui com naturalidade é porque existe uma interface adequada, fácil, eficiente e agradável, mas quando o utilizador não consegue encontrar os próximos passos ou os resultados esperados é porque algo deve ser repensado e melhorado.
Cada vez mais as empresas investem nesta área, de forma a facilitar a utilização das suas aplicações, através dos melhores recursos visuais, e que seja possível realizar as ações com simplicidade e naturalidade.
Existem princípios de UI que todos os profissionais devem seguir. Imaginemos um site de roupa. Neste tipo de sites terá de haver os melhores recursos visuais disponíveis aplicados a imagem do produto dando quase a sensação ao utilizador de que está a ver verdadeiramente o produto de um modo simples e intuitivo, como poder ampliar, rodar, aproximar e ver o tipo de malha, textura, cada costura, etc., e tudo a 360º e com todos esses recursos o mais simples e claros de identificar no layout da(s) página(s).
Terá de haver um bom encadeamento de páginas, que force de forma natural o utilizador, numa primeira fase, a encontrar o(s) produto(s) que deseja e todas as alternativas dentro das características escolhidas e que o reencaminhe no fim para a zona de pagamentos.
Nesta fase, quando um utilizador após escolher vários artigos não consegue finalizar a compra porque na página não localiza as diferentes alternativas / meios de pagamento ou não consegue intuitivamente ver o resumo de todos os artigos escolhidos, quer dizer que a página tem de ser redesenhada e é aqui que entra o UI. Há que definir uma forma adequada de apresentar o conteúdo com títulos e descrições claras e simples, zonas bem definidas e um encadeamento de páginas que faça sentido.
Para criar este tipo de interfaces as empresas podem usar métodos centrados no utilizador, como breves questionários no fim da cada utilização ou por observações retiradas de reclamações ou através de análise de estatísticas.
Artigos relacionados:
RELACIONADAS