Home > Artigos > Índices de Vegetação Representados em Cor Falsa

28-11-2022

Índices de Vegetação Representados em Cor Falsa

Índices, Vegetação, Representados, Cor, Falsa


De uma forma muito simples, podemos dizer que um índice de vegetação é um indicador que descreve a viçosidade das plantas, o seu estado de saúde ou a sua densidade, em cada pixel de uma imagem.


De um ponto de vista mais formal precisamos de clarificar que é calculado por uma transformação matemática, com base na intensidade de duas frequências da radiação eletromagnética, e que acentua essa diferença, apresentando-a com valores entre -1 e 1 quando é normalizado. Isto faz com que seja mais óbvio o nível de viçosidade no talhão em análise, em detrimento de outras características que se encontram nas imagens.

 

Este tipo de índices pode ter múltiplas aplicações, não só na medição do estado de saúde das plantas, mas também no cálculo de coberto vegetal numa grande área, ou no cálculo de índices de folhagem (Leaf Area Index - LAI). Também a nível militar estes índices são relevantes, por exemplo na identificação de tropas camufladas, em que o verde não de distingue da cor da vegetação mas, quando analisada a imagem com outros espectros de radiação, a diferença é bem clara.

 

Quando apresentamos estes índices, com as cores calculadas matematicamente, usamos frequentemente uma redefinição das cores visíveis para atribuir um significado aos valores entre -1 e 1. Por exemplo, ao -1 faz-se corresponder um vermelho mais intenso, e ao 1 um verde bem explícito, sendo os valores intermédios calculados por interpolação dessas cores. Daí chamar-se uma representação em cor falsa.

 

O índice NDVI (do inglês, Normalized Difference Vegetation Index) é o mais conhecido, e por isso o mais utilizado, talvez por ser o mais fácil de perceber, pois varia sempre entre -1 e 1. Porém, nem sempre é o mais adequado, já que apresenta facilmente sintomas de saturação em situações extremas.

 

Para ultrapassar esta desvantagem do NDVI pensou-se noutros indicadores, surgindo o WDRVI (do inglês, Wide Dynamic Range Vegetation Index) como um excelente candidato. Para minimizar a referida saturação assintótica do NDVI, aplica-se um fator de correção à radiância medida pelo sensor NIR (frequência do infravermelho próximo) que varia entre 0.1 e 0.2, conseguindo-se assim uma avaliação muito superior, mesmo quando o LAI (índice de folhagem) é alto.

 

Artigos Relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

Contacte-nos 214 213 262

Informações