Home > Artigos > A Evolução do Conhecimento - 6 Mapas com Visões do Mundo - 4 de 4

08-11-2022

A Evolução do Conhecimento - 6 Mapas com Visões do Mundo - 4 de 4

Evolução - Conhecimento - 6 - Mapas - Visões - Mundo


Vejamos mais 2 das perspetivas / mapas que refletem diferentes visões do mundo ao longo do tempo:


O mundo segundo Alberto Cantino

 

Com a expansão dos descobrimentos, foi por demais evidente que os mapas se tornaram importantíssimos objetos estratégicos e as descobertas eram cuidadosamente desenhadas.

 

Em 1502, Alberto Cantino, comerciante italiano em Lisboa, elaborou um mapa planisfério a pedido da Corte baseado em cartografias da época que é considerado o primeiro a evidenciar os descobrimentos portugueses a Leste e a Oeste.

 

O mapa media 2,20 x 1,05 m e representa apenas 257° em longitude, o que se acredita seria a extensão do mundo conhecido à época. No mapa é possível ver as Ilhas do Caribe e da costa da Flórida, bem como África, Europa e Ásia, além de uma das primeiras representações do Brasil. Os mapas das grandes navegações portuguesas revelaram uma parte importante do Planeta até então desconhecido, como o Brasil.

 

 

O mundo segundo Gall-Peters - Projeção de Gall-Peters

 

Projeção - Gall - Peters

 

A Projeção de Peters é um tipo de mapa cartográfico cilíndrico e equivalente, ou seja, as retas perpendiculares aos paralelos e as linhas meridianas têm intervalos menores, o que resultou no primeiro mapa a reproduzir fielmente as áreas dos continentes, deformando as imagens que conhecemos.

 

O primeiro projeto foi feito em 1885 por James Gall e retomado em 1973 por Arno Peters. Este mapa não é muito comum por não evidenciar a vertente estética, mas é fiel aos tamanhos de cada continente e mostra o planeta como é hoje, com todos os oceanos e continentes.

 

No mapa de Peters, as retas perpendiculares aos paralelos e as linhas meridianas têm intervalos menores, o que resulta numa reprodução mais próxima da realidade.

 

 

A Terra Vista do Espaço

 

Terra - Vista - EspaçoTerra - Vista - Espaço

 

A recolha de imagens a partir do espaço permitiu que o homem obtivesse uma visão mais precisa do planeta. Em 1946, um grupo de militares e cientistas da base de White Sands, no Novo México EUA, lançou uma câmera de 35 mm, acoplada a um míssil alemão V-2 e a uma altura de 100 Km tirou múltiplas fotografias a preto e brancos. Em 1961, o cosmonauta russo Yuri Gagarin, proferiu a frase que entrou para a história: “A Terra é azul”.

 

Com os satélites, foi possível aperfeiçoar ainda mais o nível das imagens e como vimos no caso de Orlando até já são possíveis de ver imagens tridimensionais de regiões da Terra. O nível de detalhe é tão grande que se pode observar construções, cidades, ruas, paisagens, edifícios, casas e muito mais.

 

🌎 Transmissão Direta da NASA - A Terra Vista do Espaço

 

Artigos Relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações