28-10-2022
O que é e onde fica o Colosso de Rodes?
O Colosso de Rodes foi uma estátua em homenagem ao titã-deus do Sol da mitologia grega, Hélios, erguida na ilha, cidade de Rodes pelo escultor Carés de Lindos em 280 a.C.. Considerado como uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo, demorou cerca de 12 anos a ser construído para comemorar a vitória de Rodes contra o governante macedónio Antígono Monoftalmo, cujo filho, Demétrio I, sem sucesso, sitiou Rodes em 305 a.C..
O monumento foi construído em homenagem à retirada das tropas de Demétrio, que herdou de Alexandre parte da Grécia. O imperador macedónio queria conquistar o local, mas acabou por ser expulso. Reza a lenda que o povo de Rodes vendeu os pertences deixados para trás pelo inimigo derrotado para ajudar a pagar pelo Colosso, derreteu as armas abandonadas para aproveitar o bronze e o ferro na construção, e usou uma torre de cerco como andaime.
A estátua servia como porta de entrada à Ilha de Rodes e segundo alguns historiadores, as pernas do Colosso ligavam as margens do canal, mas isso teria sido impossível com as técnicas de construção da época. Numa das mãos do colosso, havia uma tocha / farol que servia para iluminar as embarcações durante a noite.
De acordo com a maioria das descrições contemporâneas, o Colosso tinha cerca de 70 toneladas de peso e 30 metros de altura (aproximadamente a mesma altura da Estátua da Liberdade dos pés à coroa), o que a tornava numa das mais altas estátuas do mundo antigo.
Apesar de ser uma obra imponente, consta que o Colosso de Rodes só durou cerca de 50 / 60 anos. À semelhança de muitos monumentos datados desta época, também este acabou por ser destruído por um terramoto de grande escala que arremessou a estátua no fundo do mar.
Sem condições para a reerguer acabou por ser esquecida e só foi redescoberta no século VII, quando os árabes invadiram o território e decidiram vendê-la como ferro-velho. Consta que para deslocar a gigantesca estátua, foram necessários mais de 900 camelos.
Em 2015, foram anunciados planos preliminares sobre a construção de um novo Colosso no porto de Rodes, embora a localização real do original ainda permaneça incerta.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS