21-10-2022
O que é e onde fica o Mausoléu de Halicarnasso?
O mausoléu de Halicarnasso ou mausoléu de Mausolo foi considerado à época como um triunfo estético por Antípatro de Sídon, que o identificou como uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo.
Ao longo da vida, o poderoso governante Mausolo construiu em Halicarnasso uma nova e magnífica capital para si e para a sua esposa Artemísia. Não olhou a gastos e acabou por encher a cidade com belas estátuas e templos de mármore. Por ser sátrapa (governador) do Império Persa e governante de Caria, também desfrutou de semelhante luxo após sua morte.
Segundo consta, a rainha Artemísia teria ficado tão triste com a morte do marido que ordenou a construção de um túmulo imponente e extravagante com o intuito de abrigar os restos mortais do Rei Persa Mausolo, esposo e irmão.
A estrutura monumental ficava numa colina com vista panorâmica para a capital de Halicarnasso erguida por Mausolo e foi construída entre 353 e 350 a.C. em mármore branco, bronze e ouro. O mausoléu foi desenhado pelos arquitetos gregos Satyros e Pythius e tinha três níveis, combinando os estilos arquitetónicos lício, grego e egípcio.
O nível mais baixo tinha cerca de 20 metros de altura, formando uma base de degraus que conduzia ao segundo nível, rodeado por 36 colunas. O teto tinha a forma de pirâmide, com a escultura de uma carruagem puxada por quatro cavalos no topo, o que elevava a altura da tumba para cerca de 41 metros. Quatro dos escultores mais famosos da Grécia (Briáxis, Escopas de Paros, Leocarés e Timóteo) adornaram os quatro lados do túmulo com esculturas.
A tumba não sobreviveu a sucessivos terremotos durante a época medieval (século XII / século XV) e acabou por ser destruído. Restos da estrutura foram utilizados em outras construções, mas uma parte dela resistiu e encontra-se em ruínas no local (atual Bodrum, na costa oeste da Turquia).
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS