10-10-2022
O que é e onde fica no mundo o Templo de Ártemis ou Templo de Diana?
O Templo de Ártemis ou Templo de Diana foi uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo e teve uma existência conturbada e violenta, tanto que houve vários templos, construídos um após o outro.
O templo de mármore branco em todo o seu comprimento era adornado com esculturas, estátuas e 127 colunas de mármore, com 20 metros de altura cada uma.
No seu interior, havia uma estátua da deusa Ártemis, um santuário para muitos visitantes de Éfeso, que deixavam oferendas aos seus pés.
O templo ficava localizado perto da cidade antiga de Éfeso, aproximadamente 75 quilómetros ao sul da cidade portuária moderna de İzmir, na Turquia. Atualmente, o local encontra-se na periferia da cidade moderna de Selçuk. O local sagrado (têmeno) em Éfeso era bem mais antigo do que a própria Ártemis.
O templo à época era considerado como o maior e um dos mais belos do mundo entre os cerca de 30 santuários construídos pelos gregos para honrar Ártemis, a deusa da caça, da vida selvagem e do nascimento.
O primeiro santuário (têmeno) data da Idade do Bronze. Calímaco, em seu Hino a Ártemis, atribuiu isto às Amazonas.
No século VII a.C., o templo foi destruído por uma inundação. A sua reconstrução começou por volta de 550 a.C., sob o arquiteto cretense Quersifrão e seu filho Metágenes, à custa de Creso da Lídia: o projeto levou 10 anos para ser concluído.
O templo foi destruído em 356 a.C. por um incendiário chamado Herostratus, que queria alcançar a fama a qualquer custo e foi novamente reconstruído, desta vez como a Maravilha. A destruição final ocorreu em 401 d.C., e entretanto resta muito pouco da sua estrutura.
Atualmente, após sucessivos terremotos e saques, apenas uma solitária coluna do templo reerguida por arqueólogos alemães no século XIX encontra-se de pé. Há alguns fragmentos no Museu Britânico, em Londres.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS