07-12-2023
Os SIG e o Mapeamento Dinâmico e Interativo
Os SIG tornaram-se uma ferramenta indispensável quando se trata de representar dados geoespaciais sobre o mundo suportado numa solução dinâmica e interativa. Monitorizar mudanças, tomar decisões devidamente informado e descobrir padrões, tendências geoespaciais sem utilizar plataformas websig como o niuGIS é praticamente impossível.
O que é Mapeamento SIG?
A sigla SIG significa Sistema de Informação Geográfica e o mapa é, obviamente, uma representação visual de dados identificáveis e quantificáveis. Comparado os mapas de papel antigos, ou os mapas de tabela tradicionais com um mapa SIG, a grande diferença é que este último é dinâmico e interativo. Um mapa SIG pode revelar recursos não vistos anteriormente. Com base nos atributos fornecidos, pode, por exemplo, destacar e mostrar a mudança de recursos ao longo do tempo.
Mas então, o que é um Mapa SIG e como Funciona?
Como os olhos humanos estão preparados para responder a diferentes cores e formas, um mapa SIG utiliza pontos, linhas e polígonos para representar dados geoespaciais do mundo real aos quais podem estar associadas formas coloridas capazes de evidenciar padrões de tendência. Esta forma de apresentar os dados facilita a visualização e acelera o processamento de informações, o que leva a decisões mais rápidas e melhor fundamentadas.
No que diz respeito ao lado puramente técnico do mapeamento SIG, o Sistema Informático associa um ponto geoespacial (ou um conjunto de pontos) a uma latitude e longitude que, por si, está associado a uma ou mais tabelas com atributos que caracterizam esse ponto geoespacial (objeto do mundo real) associado a essas coordenadas. Em seguida, uma análise espacial pode determinar a distância / determinar a relação que existe entre os pontos da mesma camada, ou a relação que existe entre as várias camadas de dados para assim melhor compreendermos o planeta, ou o tema que está a ser alvo de análise.
Utilizando esta tecnologia num determinado território, os profissionais de SIG conseguem visualizar vários tipos de estatísticas, como por exemplo: distribuição do edificado; distribuição dos dados demográficos; distribuição da procura por um produto ou serviço; distribuição dos clientes; distribuição do PIB per capita; e muitos outros dados.
Os dados recolhidos devem ir ao encontro das necessidades e dependendo do intuito, estes dados vão claramente influenciar e facilitar a tomada de decisão de por exemplo:
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
2022-09-29
RELACIONADAS