15-12-2023
Mas afinal o que é a Análise Geográfica?
Quem acompanha os nossos artigos já compreendeu a importância que a geografia cada vez mais tem no nosso quotidiano e como coisas pequenas e aparentemente simples na realidade têm uma base / máquina muito complexa.
São múltiplos os exemplos banais do nosso dia-a-dia que explicam a importância da análise geográfica. Vejamos alguns exemplos: Imagine que chega a um local que não conhece e quer saber onde fica e a rota para se deslocar até ao supermercado mais próximo? Ao hospital, bombeiros, bomba de combustível, oficina, etc.? Ou qual a distância a que está da farmácia? Ou, até mesmo, dependendo do meio de transporte, quanto tempo é que demora a percorrer a distância entre a sua casa e o trabalho?
Mas repare, se para si estas respostas são importantes, agora imagine a quantidade de setores / empresas / serviços prestados que dependem deste tipo de informação.
As questões formuladas são só alguns exemplos, haverá muitas mais, mas todas têm por base um objeto com uma localização no mundo real, quer se esteja a questionar o próprio objeto, quer se esteja a relacionar com outros.
Um dos grandes pilares, e a verdadeira essência por trás dos SIG, é a análise geográfica. Tão importante quanto conhecer as características dos objetos no espaço (para que possam ser consultadas e manipuladas), é o poder criar inter-relações entre eles.
A análise geográfica não é mais do que uma consulta aos dados geográficos e uma manipulação desses mesmos dados que nos permite ter leituras em multicamada e assim nos facilita não só a visualização dos dados, mas também a interpretação das inter-relações existentes entre eles e, por consequência, a extração máxima de informação tendo em vista a tomada de decisão.
Toda a informação é armazenada em bases de dados, em que os objetos ou fenómenos do mundo real são caracterizados por atributos espaciais e não espaciais e organizados para que possam ser analisados para responder a muitas questões, como por exemplo as perguntas simples formuladas em cima.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
2022-09-20
RELACIONADAS