25-10-2023
Quem foi John Snow?
John Snow (York, 15-MAR-1813 - Londres, 16-JUN-1858) foi um médico inglês, considerado pai da epidemiologia moderna.
As suas maiores contribuições para a medicina residiram na luta contra a Cólera e na divulgação da Anestesia como meio de atenuar a dor em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos.
Demonstrou que a cólera era causada pelo consumo de águas contaminadas com matérias fecais, ao comprovar que os casos dessa doença se agrupavam nas zonas onde a água consumida estava contaminada, na cidade de Londres no ano de 1854.
Nesse ano cartografou num plano do distrito do Soho os poços de água, localizando como culpado o poço existente em Broad Street, em pleno coração da epidemia. Snow recomendou à comunidade fecha-lo, com o que foram diminuindo os casos da doença.
Este episódio é considerado como um dos exemplos mais precoces no uso do método geográfico para a descrição de casos de uma epidemia (ver artigo "Cólera, John Snow, Inteligência Geográfica - Origem da Epidemiologia Moderna" com mais detalhe sobre este tema).
John Snow definiu as bases teórico-metodológicas do "método epidemiológico", o qual tem sido utilizado através da história tanto para a investigação das causas, como para a solução das fontes de todas as doenças transmissíveis.
Mais recentemente, usa-se esse método para a investigação de todos os problemas de saúde e doença que afetem as comunidades humanas.
Em 1853 receberia o título de sir, após ter anestesiado / ministrado pessoalmente clorofórmio à Rainha Vitória durante o parto de dois dos seus nove filhos: Leopold, em 1853 e Beatrice, em 1857. Tal facto levou a anestesia obstétrica a uma maior aceitação pública o que ajudou a divulgar a técnica entre os médicos da época.
John Snow foi um dos primeiros médicos a estudar e calcular as dosagens para a utilização de éter e clorofórmio enquanto anestésicos cirúrgicos, permitindo que os pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos tivessem desconfortos e dores atenuados.
Ver mais sobre Geoanalytics, aqui!
Outros artigos Relacionados:
RELACIONADAS