05-09-2022
O que é um Avatar do Metaverso?
Se acompanha os nossos artigos e se está atento ao mundo digital, então já ouviu falar sobre a transição do Facebook em Meta e o anúncio do seu próprio Metaverse. Embora haja muitos aspetos a salientar, para muitas pessoas o maior destaque é o Avatar do Metaverso, porque são cada vez mais aqueles que habitam o espaço digital, quase como habitam a sua própria casa.
Mas O que é Avatar?
Se está na Internet há algum tempo, já fez o seu registo em várias contas. Dependendo do tipo de plataforma, fez upload de fotos para os seus dados pessoais ou criou um modelo 2D ou 3D. Pois bem, um Avatar é isso mesmo, uma representação digital online do utilizador. Esta identidade digital varia de pessoa para pessoa e pode ser estática ou animada. O seu avatar pode ser configurado e ser quem quiser no mundo virtual. Pode moldá-lo de acordo com o seu gosto, personalizar o estilo de cabelo, roupas, acessórios e muito mais.
Segundo a Meta O teu avatar é uma expressão digital da tua personalidade (ou personalidades). Pode transmitir o quanto és extrovertido ou introvertido, o teu sentido de humor e até mesmo o teu sentido de moda. Ele permite que sejas o teu eu mais autêntico, e isso, por sua vez, pode ajudar-te a conectares-te de forma mais significativa com os teus amigos, familiares, colegas de trabalho ou qualquer outra pessoa que conheças no caminho para o metaverso. É desta forma que a Meta apresenta os bonecos que habitam dentro dos ecrãs e têm, com o passar do tempo, sido aperfeiçoados para se parecerem cada vez mais com a pessoa que os cria.
Os avatares são representações virtuais do visual, comportamento, atitude do que querem ser os utilizadores e não necessariamente do que são. Os avatares permitem que as pessoas possam usar a imaginação e ter um avatar que represente o seu verdadeiro ou desejado eu.
Existem plataformas em que os avatares são muito simples, sem a possibilidade de usar muitos detalhes como roupas diferentes ou escolher a cor dos olhos. Mas entretanto estão a surgir outras plataformas, inclusive uma portuguesa chamada Didimo, que consegue reproduzir avatares com uma fidelidade impressionante em menos de 70 Segundos.
Neste tema importa distinguir os conceitos de Realidade Virtual e de Metaverso.
A Realidade Virtual é uma tecnologia onde o utilizador, com o auxílio de óculos RV, entra numa nova realidade virtual, criada a partir de modelos tridimensionais que podem ou não reproduzir um ambiente existente e interagem com diversos objetivos, sejam para fins socias, jogos, formação, colaboração profissional, etc.
O Metaverso é uma evolução da Internet e uma terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo / plataforma virtual que representa um ambiente realista e interativo onde, por meio de avatares customizados em 3D se tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. Constituído pela conjugação de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Internet, é um espaço coletivo e virtual partilhado onde as pessoas podem consumir produtos, serviços e interagir entre si de forma online.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS