15-09-2022
17 Diferenças entre Deteção Remota Passiva e Ativa - 13 a 17 de 17
Dando continuidade ao artigo anterior sobre o tema:
13. Radiação
Sensores ativos e passivos têm uma diferença na radiação eletromagnética e são diferenciados por bandas e medidas de comprimento de onda. A deteção remota ativa pode ser caracterizada pelo comprimento de onda da radiação eletromagnética emitida, enquanto a deteção remota passiva se distingue pelo número de bandas que medem a radiação.
14. Condições Climáticas
A deteção remota ativa não é afetada por condições climáticas adversas, pois emite a sua energia diretamente para o alvo sem interferência de condições climáticas adversas. No entanto, o deteção remota passiva é significativamente afetada por condições climáticas adversas, como nuvens pesadas, que podem bloquear a luz solar impedindo a suficiente iluminação do alvo. Nestas condições, os sensores remotos não conseguem captar uma leitura correta da radiação eletromagnética refletida.
15. Quantidade de Dados
A deteção remota ativa pode gerar grandes quantidades de dados de várias fontes utilizadas para gerar uma interpretação detalhada da superfície terrestre, enquanto a deteção remota passiva possui pequenos conjuntos de dados recolhidos e não permite a interpretação detalhada das informações adquiridas.
16. Tempo de Interpretação do Dados
A deteção remota passiva permite interpretações rápidas, eficientes e práticas de dados com menos necessidades computacionais, ao contrário da deteção remota ativa, onde uma grande quantidade de dados é recolhida e pode ser muito moroso o tempo necessário para cálculo, processamento, interpretação e apresentação de informação.
17. Órbitas Seguidas
A deteção remota ativa gira em torno de órbitas quase polares e tem alta precisão nas direções lateral e longitudinal. A deteção remota passiva segue órbitas geoestacionárias posicionadas sobre localização e tempo exatos.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS