Home > Artigos > 17 Diferenças entre Deteção Remota Passiva e Ativa - 8 a 12 de 17

08-09-2022

17 Diferenças entre Deteção Remota Passiva e Ativa - 8 a 12 de 17

Diferenças - Deteção - Remota - Passiva -  Ativa


Dando continuidade ao artigo anterior sobre o tema:


8. Satélites

A deteção remota ativa conta com os mais recentes modelos de satélites de tecnologia que podem ser muito caros e complexos de operar e manter, enquanto a deteção remota passiva usa sinais de radiação de satélites antigos que são fáceis de operar.

 

9. Áreas de Pesquisa

A deteção remota passiva concentra-se no uso do solo, análise da ocupação do solo e requisitos de mapeamento de pequena escala. Por outro lado, a deteção remota ativa tem como alvo áreas como inundações, dados geológicos, erupções vulcânicas, gestão de desastres sísmicos, estudo do solo e mapeamento de zonas de exploração mineira.

 

10. Capacidade de Penetração

A deteção remota ativa permite a penetração da radiação através da vegetação, corpos de água, solo e neve e é excelente na recolha de informações da superfície terrestre e não é prejudicado por nenhuma condição climática; ao contrário da deteção remota passiva, que é excelente na recolha de imagens de satélite da Terra, mas afetada por condições climáticas adversas.

 

11. Quantidade de Energia

A deteção remota ativa requer uma grande quantidade de energia para gerar radiação eletromagnética adequada para iluminação. Ao invés, a deteção remota passiva requer apenas a luz solar para obter a reflexão da radiação eletromagnética, para registrar as medições do objeto iluminado.

 

12. Dados da Pesquisa

A deteção remota ativa requer que o operador da pesquisa faça uma verificação cruzada da grande quantidade de dados de campo e um maior controlo sobre os sinais falsos transmitidos, enquanto a deteção remota passiva exige que o operador grave um natural registo de ocorrência de campo.

 

Artigos Relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações