02-09-2022
17 Diferenças entre Deteção Remota Passiva e Ativa - 3 a 7 de 17
Dando continuidade ao artigo anterior sobre o tema:
3. Hora de Gravação
A deteção remota passiva só pode funcionar quando a fonte de energia natural está disponível, ou seja, na maioria dos casos, o sol está presente apenas durante o dia, limitando o horário de trabalho. Por outro lado, a deteção remota ativa pode medir a radiação a qualquer momento. Funciona independentemente da hora do dia, da noite ou da estação do ano, desde que tenha a sua fonte de energia para emissão de radiação eletromagnética para obter uma medição, portanto, fortes argumentos para recolha de imagens de dia e especialmente de noite.
4. Temperatura
A deteção remota ativa pode medir a temperatura independentemente da fonte de luz ou mudanças nas condições climáticas. Ao invés, a deteção remota passiva é sensível às condições climáticas que podem afetar as medições precisas da temperatura.
5. Ruído
A deteção remota ativa, através do controlo do sinal injetado, possui maior controlo do ruído proveniente da fonte da radiação eletromagnética e reflexão do alvo. Na deteção remota passiva não existe controlo do ruído. A fonte de energia, principalmente o sol, está fora do controlo do operador que faz a pesquisa.
6. Ângulos de imagem
A deteção remota ativa permite ângulos de visão rasos que criam diferentes perspetivas de alvo, fornecendo leituras mais precisas do objeto terrestre, enquanto o sensor remoto passivo fornece leituras de medição menos precisas de objetos terrestres devido à variação da luz solar afetada pelas condições climáticas.
7. Imagens
A deteção remota passiva é preferida para imagens de satélite, pois oferece excelente qualidade de imagem por meio de tecnologias como hiperespectral e multiespectral, ao contrário da qualidade fornecida pelo deteção remota ativa, por isso, mais utilizado para fotografia aérea. Sensores passivos são ótimos na observação técnica da superfície da Terra.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS