Home > Artigos > 17 Diferenças entre Deteção Remota Passiva e Ativa - 1 e 2 de 17

25-08-2022

17 Diferenças entre Deteção Remota Passiva e Ativa - 1 e 2 de 17

Diferenças - Deteção - Remota - Passiva - Ativa


Como já vimos em artigos anteriores, a deteção remota refere-se ao ato de registar informações sobre a superfície terrestre por meio de sensores acoplados a satélites. A deteção remota desempenha um papel vital na recolha de informações sobre grandes áreas de superfície, caracterizando as características naturais da terra, observando e monitorizando as mudanças da terra e dos objetos ao longo do tempo e aproveitando estas informações para processamento e análise.


Na deteção remota, o sol é a principal fonte de energia e muito útil para a iluminação. Os satélites possuem sensores de imagem utilizados para monitorizar a Terra através da recolha de imagens. Os sensores consistem num circuito eletrónico com componentes óticos que podem registar a radiação eletromagnética refletida de diferentes objetos. Estes sensores de imagem podem-se enquadrar em duas categorias que são sensores ativos ou passivos.

Os sensores passivos medem a energia emitida naturalmente e a luz solar é a principal fonte de energia utilizada. Simultaneamente, os sistemas de deteção remota ativos geram a sua própria fonte de energia eletromagnética para iluminação do alvo e registam a retrodifusão da radiação do alvo.

Sensores remotos passivos incluem radiómetro, câmeras (que podem ser passivas e ativas) e espetrómetros, enquanto sensores remotos ativos incluem raios-x, radares e LiDARs. A deteção remota é benéfica em vários campos, como mapeamento / levantamento de terras, geografia e disciplinas de ciências da terra.

Diferenças entre Deteção Remota Passiva e Ativa

1. Fonte de Energia
A deteção remota ativa usa a sua fonte de energia para iluminar radiação eletromagnética no alvo e registar a medição da radiação refletida. Em contraste, a deteção remota passiva tem que utilizar energia natural que ilumina o alvo e reflete radiação eletromagnética para o sensor remoto para registar a radiação eletromagnética. A fonte primária de energia na deteção remota passiva é a luz solar.

2. Energia de Radiação Eletromagnética
A deteção remota ativa transmite e mede a radiação eletromagnética emitida e refletida, enquanto a deteção remota passiva só mede a radiação refletida do alvo.


Artigos Relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS


RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações