18-07-2022
Protocolos SMTP, IMAP e POP, quais as diferenças e impactos nos seus e-mails?
Dois conceitos importantes:
SMTP
É um protocolo para o envio de e-mails entre cliente ou servidor para um destinatário. Tem a mesma dinâmica de um carteiro que leva as cartas aos destinatários finais. Um outro aspeto importante é que quando a mensagem chega ao destinatário final este não tem permissão para ver (fazer o download) da informação e é aí que entra o IMAP ou o POP3.
IMAP
Permite que o destinatário tenha acesso a todos os seus e-mails e deixa o status das mensagens (lidas, não lidas, recebidas, enviadas) igual tanto no servidor como no software que o destinatário tem para ver os seus e-mails, isto é, realiza a sincronização das mensagens, e ainda mantem uma conexão aberta para que as alterações e mensagens novas sejam atualizadas quase que em tempo real.
POP3
O acesso via POP baixa as mensagens do servidor e salva as mesmas localmente no seu computador, não deixando uma cópia destas no servidor a menos que durante a configuração no software que o destinatário tem para ver os seus mails marque a opção deixar uma cópia no servidor. Uma outra limitação é que este protocolo tem acesso apenas à pasta da Caixa de Entrada, não tendo assim acesso aos e-mails enviados ou guardados em outras pastas.
Artigos relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS