Home > Artigos > Os Segredos do Universo revelados pelo Telescópio James Webb

13-07-2022

Os Segredos do Universo revelados pelo Telescópio James Webb

Segredos - Universo - Imagens - Telescópio - James - Webb


O Telescópio Espacial James Webb no inicio da semana começou a revelar os Segredos do Universo. Uma visão única desvendada aquando da revelação das primeiras imagens a cores captadas pelo telescópio espacial James Webb. As imagens foram mantidas em segredo absoluto e representam uma visão até agora impossível de conceber: um retrato do passado.


A NASA divulgou esta segunda-feira a imagem mais profunda alguma vez captada do Universo, que mostra as primeiras galáxias formadas logo após o Big Bang, há mais de 13 mil milhões de anos.

 

A primeira imagem científica e colorida do telescópio James Webb marca um dia "histórico", realçou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante um evento que decorreu na Casa Branca. A fotografia é a imagem infravermelha mais profunda e clara já captada do Universo até hoje.

 

Segredos - Universo - Imagens - Telescópio - James - Webb

 

Entre as imagens captadas pelos espelhos do telescópio James Webb destacam-se:

  • A Nebulosa Carina, uma das maiores e mais brilhantes nebulosas no céu, localizada a cerca de 7.600 anos-luz da Terra, na constelação Carina. A imagem revelada refere-se a uma zona onde é possível verificar nascimentos de estrelas, também conhecida como "Penhascos Cósmicos";
  • Ontem foi revelada a primeira imagem captada pelo James Webb, o aglomerado de galáxias SMACS 0723, exatamente como era há cerca de 4,6 mil milhões de anos.
  • O Quinteto de Stephan está situado a 290 milhões de anos-luz da Terra, na constelação Pegasus. Um grupo de cinco galáxias, entre quais duas estão em processo de se unirem e uma delas exibe um buraco negro - o qual se estima ter uma massa 24 milhões de vezes maior do que a do nosso Sol;
  • A Nebulosa do Anel Sul, uma nuvem de gás que rodeia uma estrela moribunda;
  • O espectro do exoplaneta WASP-96b, um planeta gigante gasoso descoberto fora do Sistema Solar em 2014, composto principalmente por gás e localizado quase a 1.150 anos-luz da Terra.

 

Artigos relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART

Contacte-nos 214 213 262

Informações