14-07-2022
A origem da palavra mapa
O termo mapa deriva do latim mappa, uma palavra que significava na antiguidade um guardanapo, uma toalha de mesa, um pano ou até uma bandeira utilizada para sinalizar o início de um jogo.
Acredita-se que na civilização cartaginesa, uma civilização que se desenvolveu na Bacia do Mediterrâneo, quando os navegadores e comerciantes se juntavam e discutiam rotas e caminhos utilizavam as toalhas (mappas) para desenhar as trajetórias que iam descrevendo, o que dava origem a documentos gráficos com grande utilidade para todos.
Em francês a palavra utilizada para se referirem a um mapa é "carta", palavra que tem origem egípcia e significa papel, no entanto na maioria dos países há uma clara diferença entre carta e mapa.
Nos países de língua inglesa a palavra "carta" é utilizada para nomear as representações das áreas cobertas por água, ou seja, a parte submersa do planeta, como é o caso das cartas marítimas, fluviais e de lagoas. Por outro lado, a palavra "mapa" já se refere a representações das áreas emersas do planeta.
Em português é usual utilizar a palavra "mapa" para documentos gráficos menos detalhados e escala pequena, como por exemplo o mapa-mundo (mapa-múndi) ou o mapa das regiões mais quentes do pais. Quando nos estamos a referir a representações mais detalhadas já utilizamos a palavra carta, onde a escala é maior e a precisão do que está representado é maior.
Atualmente e no dicionário "priberam" mapa tem o significado de: Delineação convencional de uma qualquer extensão da superfície da Terra.
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS