Home > Artigos > Dados Geográficos e Dados Não-Geográficos

23-06-2022

Dados Geográficos e Dados Não-Geográficos

Dados - Geográficos - Dados Não-Geográficos


Dando continuidade ao artigo de ontem, vejamos as várias formas que os dados geográficos podem assumir (ver imagem do post):


DADOS GEOGRÁFICOS

 - PONTOS - Os pontos, também chamados, símbolos ou nós, podem ser utilizados para representar sinais de trânsito, candeeiros, cabines, telefónicas, moinhos, poços de petróleo ou qualquer objeto cuja área de implantação não seja significativa à escala /resolução a que estamos a trabalhar. Trata-se de uma representação adimensional (sem dimensão).

 - LINHAS - As linhas, arcos ou vetores são usados para representar objetos com uma só dimensão (1D), tal como nos casos de estradas, caminhos, rios, oleodutos, curvas de nível e outras isolinhas.

 - POLÍGONOS - Os polígonos ou áreas têm como finalidade a representação de fenómenos com uma certa continuidade espacial (2D). Isto acontece quando necessitamos de representar países, regiões administrativas, lagos, tipos de solo, cobertura vegetal ou a geologia.

 

A imagem apresentada representa os dados espaciais quer no formato raster quer no formato vetorial. Para além destas formas simples de dados espaciais, aparecem-nos conjugações de tipos de dados que incluem topologia associada, como o estabelecimento de nós e vértices ou, ainda, a conectividade entre linhas e / ou polígonos.

 

DADOS NÃO-GEOGRÁFICOS

Com a intenção de complementar a informação espacial / geográfica, no SIG pode estar representada informação não-geográfica, nomeadamente dados de atributos, dados temporais e metadados.

 - DADOS DE ATRIBUTOS registam a informação acerca dos dados espaciais ou objetos representados, tal como o material usado na construção de um gasoduto, o tipo de pluviómetro que mede a precipitação naquele local ou a percentagem de solo impermeável.

 - DADOS TEMPORAIS registam a informação acerca da variação de um parâmetro com o tempo. Exemplos de dados temporais são a variação da intensidade da precipitação num pluviómetro, a variação de um caudal de um rio ou de um gasoduto, ou a variação da evaporação numa dada área.

 - METADADOS são o conjunto de informações acerca dos dados que estão representados e podem incluir:

  • Dados acerca da identificação do objeto (título, região, data, proprietário, empresa, etc.);
  • Qualidade dos dados (exatidão temática, precisão e exatidão espacial, consistência, fonte da informação, método de obtenção dos dados);
  • Organização espacial dos dados (formato vetorial ou raster, elementos de localização adicional - endereço postal, código postal, bairro fiscal - e organização dos objetos no conjunto de dados.
  • Referência geográfica (projeção cartográfica, sistemas de referência/quadrícula, datum, informação acerca do sistema de coordenadas - latitude / longitude, xyz);
  • Atributos (conteúdo da base de dados, tipo de objetos, descrição dos objetos, definições dos atributos da base de dados e sua organização, tipo e nome do sistema de base de dados);
  • Distribuição (como obter os dados, contactos, formatos disponíveis, preços e outras informações úteis).

 

👉 Follow @niuGIS

Contacte-nos 214 213 262

Informações